PANDEMIA » Comunidade do Pilar, no Recife, ganha lavatórios

Publicação: 30/05/2020 03:00

Ação da Moura Dubeux com a Igreja Nossa Senhora do Pilar instalou pias públicas para higienização das mãos para as pessoas da comunidade do Pilar, localizada no Bairro do Recife, área central da cidade. Quatro lavatórios provisórios foram instalados e a ideia é tentar minimizar o contágio por Covid-19 na comunidade, que é de baixa renda.

As pias foram instaladas atrás da igreja, um imóvel construído no século 17, que não permite equipamentos permanentes em seu entorno. O espaço era o único disponível com acesso à água. Além das torneiras, foram instalados suportes com sabão líquido, toalha de papel e orientações sobre a higienização correta e completa das mãos.

COMPESA
A Compesa e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos também iniciaram nesta semana uma ação de prevenção com a instalação de 38 lavatórios de mãos públicos em 16 municípios, todos produzidos com mão de obra própria e com materiais reaproveitados nas unidades da Compesa.

Os equipamentos funcionarão por meio de um mecanismo de acionamento automático, evitando o contato direto do usuário com a pia. Os novos lavatórios estarão ligados diretamente na rede de água da Compesa e próximos às caixas coletoras de esgoto para o correto descarte e proteção do meio ambiente.

A primeira unidade foi instalada na tarde da última quinta-feira no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. Na sexta foi a vez foi a Mercado de Água Fria, também no Recife. Os bairros Centro e José e Maria, em Petrolina, também ganharam duas unidades. Na próxima segunda, a ação chegará aos mercados de Casa Amarela e Nova Descoberta, durante a semana serão postos lavatórios no Cordeiro, Várzea, Engenho do Meio, Arruda e Alto do Deodato.