SOLIDARIEDADE » Davi Fernandes, garoto superdotado, recebe doações

Publicação: 23/05/2020 03:00

Uma mente brilhante acaba de ganhar a possibilidade de continuar sua jornada. Davi Fernandes da Silva, 12 anos, foi um dos afetados pela paralisação das atividades escolares em meio à pandemia. O garoto, que é um dos 13.308 superdotados do Brasil, identificados pelo Censo Escolar 2014 do Ministério da Educação (MEC), estava enfrentando dificuldades para acompanhar os estudos feitos através de um celular antigo e com a “bateria viciada”. Após a matéria divulgada no Diario na sexta-feira, Davi ganhou um fôlego a mais para continuar sua jornada e participar do programa Pequenos Gênios, após doações de equipamentos e uma vaquinha on-line que já arrecadou cerca de R$ 2 mil até a sexta.

Dayanne Carolina, amiga da família que está ajudando a mobilizar a vaquinha conta que, após ter a história contada no jornal, muitas doações foram feitas para ajudar a família. “Hoje já consegui um notebook, que uma mãe de uma amiga dele se disponibilizou a comprar parcelado e o dinheiro que temos dá pra pagar quatro parcelas. O que for entrando na Vaquinha On-line vamos repassando o dinheiro para ajudar na alimentação dele, até porque os R$ 600 do auxílio emergencial é complicado para se sustentar. Mas as ajudas estão vindo”.

Um dos primeiros grandes sinais da excepcionalidade de Davi foi quando ele leu a Bíblia Sagrada, do Gênesis a Apocalipse, aos 5 anos de idade. Por sua inteligência acima da média, conseguiu “pular” três anos de colégio e conseguiu uma bolsa de 100% em um colégio particular da cidade. O garoto já apareceu em programas de TV e matérias em jornais.

A situação dos seus estudos e atividades estava ameaçada pelas condições financeiras que a família enfrenta, estando a mãe com o trabalho suspenso, e o pai, técnico em química, desempregado. Além das aulas no colégio particular, Davi participa de aulas de robótica da Prefeitura do Recife e aulas de inglês oferecidas pela Universidade Federal de Pernambuco, ambas suspensas.