Estado vai abrir três hospitais Novas unidades voltadas a pacientes da Covid-19 serão entregues em Caruaru, Serra Talhada e Petrolina no mês de junho, com 301 leitos no total

Publicação: 30/05/2020 03:00

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou que a rede exclusiva para pacientes com a Covid-19 será reforçada no mês de junho. Serão entregues três hospitais de campanha, que estão sendo instalados nas cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. O investimento previsto é de R$ 4 milhões. Nas novas estruturas, estarão disponíveis 301 novos leitos. Mais 38 UTIs também serão entregues em municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Em Caruaru, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada terá 95 leitos, sendo 72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização. O Hospital de Campanha de Petrolina terá capacidade para 102 leitos. Desses, 74 serão de enfermaria e 26 de tratamento semi-intensivo, além de duas vagas para estabilização.

Nos próximos dias, serão entregues também 38 leitos de UTIs em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Goiana. No estado, já foram abertos 421 leitos dedicados exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em 13 cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria. As UTIs estão distribuídas em hospitais de Palmares, Limoeiro, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

A secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, destacou que, em pouco mais de dois meses, o estado conseguiu abrir 1.447 leitos, sendo 635 UTIs. “Temos monitorado diariamente os dados da doença, inclusive sua entrada no interior, e atuado na vigilância dos casos e também para garantir a estrutura necessária na rede de saúde”, afirmou.

PROFISSIONAIS
O governador Paulo Câmara autorizou, nesta sexta-feira, mais uma seleção pública simplificada com 1.657 vagas para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), visando qualificar e ampliar o número de profissionais na rede de saúde neste momento da pandemia do novo coronavírus. O edital do certame será publicado no Diário Oficial deste sábado, com inscrições entre os dias 1º e 4 de junho pelo site ead.saude.pe.gov.br. O chamamento contemplará 101 médicos, 420 profissionais de outras áreas de nível superior e 1.136 de nível médio.

As vagas serão para médicos intensivistas adulto e pediátrico, pediatras e tocoginecologistas. Entre os analistas em saúde (outras áreas de nível superior): assistentes sociais, biomédicos, farmacêuticos/bioquímicos, fisioterapeutas respiratórios e de terapia intensiva, nutricionistas e enfermeiros assistenciais, obstetras, reguladores e uteístas. Entre os assistentes em saúde (nível médio), técnicos de enfermagem, laboratório, radiologia e farmácia. Os profissionais irão atuar em serviços espalhados pela Região Metropolitana do Recife e no interior.

“Diariamente, estamos abrindo novos leitos para prestar assistência aos  pernambucanos vítimas da Covid-19. Para isso, além da compra de equipamentos e readequações físicas nas nossas estruturas hospitalares, precisamos de profissionais para garantir as escalas de plantão. Já chamamos concursados, realizamos outras seleções simplificadas e vamos continuar realizando chamamentos enquanto for necessário dotar a rede de capacidade para absorver a demanda existente”, afirma a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-PE, Ricarda Samara.

A seleção simplificada será feita por meio de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado preliminar sairá em 08.06 e os recursos poderão ser interpostos até as 23h59 do dia 09.06. O resultado final sairá em 11.06. A contratação terá validade de 6 meses, podendo ser prorrogada por até 2 anos.

Desde o início da pandemia, o Governo de Pernambuco chamou 9.773 profissionais, entre concursados, aprovados em seleções e recrutamentos. Ao todo, foram 3.003 aprovados em concurso público para serviços da SES-PE e Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE); 4.901 por meio de seleções públicas simplificadas para a SES-PE, Complexo Hospitalar da UPE, Lacen e Vigilância Epidemiológica Hospitalar; e 1.869 profissionais que estavam atuando em ambulatórios, nas situações eletivas, e passaram para a linha de frente ou para atendimento no aplicativo Atende em Casa.
 
Covid-19 em Pernambuco
 
  • 1.542 novos casos da Covid-19 foram confirmados na sexta-feira em Pernambuco
    - 425 se enquadram como síndrome respiratória aguda grave
    - 1.117 são coonsiderados leves

  • 1.445 novos pacientes se recuperaram, segundo boletim divulgado na sexta-feira

  • 12.835 pessoas já se curaram no estado

  • 32.255 casos já foram confirmados desde o início da pandemia
    - 13.779 são graves e 18.476 leves

  • 1.193 pacientes receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar

  • 5.407 estão internados, sendo 221 em UTI e 5.186 em enfermaria

  • 103 novos óbitos foram confirmados na sexta-feira, sendo 53 do sexo masculino e 50 do sexo feminino
    - 19/4 a 28/5 é o período no qual essas vítimas morreram

  • 21 a 100 anos era a variação de idade entre os adultos

  • 1 criança de 4 anos e um recém-nascido também integram a lista

  • 2.669 pessoas já morreram de coronavírus no estado