RODíZIO » Fiscalização tem reforço nas blitze

Publicação: 26/05/2020 03:00

Com o objetivo de intensificar ainda mais o isolamento social em Pernambuco, o governo estadual anunciou, no último domingo, o aumento dos bloqueios na Região Metropolitana do Recife (RMR) para a fiscalização do rodízio de carros na segunda e última semana das medidas mais restritivas adotadas pelo estado visando combater a pandemia do coronavírus.

A ação tem sido realizada em parceria pela Polícia Militar (PMPE) e Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Assim, a quantidade de bloqueios subiu ontem para 50, no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe, as cinco cidades mais afetadas.

Diante deste novo cenário, a reportagem do Diario de Pernambuco circulou por algumas das principais vias do Recife, que quase dobrou o número de bloqueios realizados pela CTTU - de 16 para 30, além do número de agentes ter passado de 300 para 336. No bairro do Pina, Zona Sul da cidade, três pontos de fiscalizações bem próximos. Um em frente ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, outro na Avenida Herculano Bandeira (antes da ponte) e mais um em frente ao Cabanga Iate Clube.

Os bloqueios, digam-se, eram intensos, com alto número de agentes. Na soma das três fiscalizações, um furgão, 12 viaturas e cinco motos, com cerca de 27 agentes. Na Avenida Herculano Bandeira. “Está ajudando muito, fazendo com que as pessoas se conscientizem azmelhor sobre essa pandemia”, disse Manoel Messias, motorista particular, de 43 anos. Na visão dele, a quantidade de carros nas ruas foi reduzida desde a implementação dos rodízios. “Diminuiu com toda a certeza”, disse.

Na avenida Caxangá (Zona Oeste), uma das mais movimentadas do Recife, também há ponto de bloqueio, no bairro da Iputinga, embaixo do viaduto da BR-101. Lá, uma quantidade consideravelmente menor de fiscais, com duas viaturas e quatro agentes no local. Com uma obra bem próxima à fiscalização, o fluxo apresentou-se bastante pelo lento. Para o contador  Ian Rio, de 21 anos, que foi parado, no entanto, o trânsito é o de menos: vale mais a conscientização das pessoas para não de casa.