Governo não vai prorrogar o lockdown Com pandemia dando sinais de estabilização, cinco cidades serão liberadas das regras mais rígidas

Publicação: 30/05/2020 03:00

O governo de Pernambuco anunciou, na noite da sexta-feira, que não vai prorrogar a quarentena mais rígida no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, em vigência desde o dia 16. No comunicado à imprensa, o governador Paulo Câmara afirmou que dados preliminares mostram estabilização na pandemia em Pernambuco.

A partir desta segunda-feira, as cinco cidades voltam a se submeter às mesmas regras de isolamento dos demais municípios pernambucanos, que incluem suspensão das atividades de comércio não essencial e obrigatoriedade do uso de máscaras para quem sair de casa, além da recomendação para que as pessoas não saiam de casa a não ser que haja absoluta necessidade.

A zona de quarentena, que está há quase duas semanas obedecendo às regras mais rígidas, concentra 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos provocados pela Covid-19 em Pernambuco. O objetivo da maior restrição foi o de reduzir a curva de contágio.

As normas incluem proibição de circulação, a não ser para serviços essenciais (saúde e segurança, por exemplo) ou atividades essenciais, como ir à farmácia, ao médico ou ao supermercado. As cinco cidades também ficaram sob rodízio de veículos, com circulação restrita a automóveis com o último dígito da placa par, nos dias pares, e último número ímpar nos dias ímpares.  

“Só teremos os dados completos com o resultado da quarentena no domingo, mas as informações preliminares mostram uma estabilização da epidemia. Não prorrogaremos as regras mais rígidas na Região Metropolitana, mas ainda precisamos manter o isolamento social”, afirmou o governador.

Na segunda-feira, o governo de Pernambuco vai detalhar o plano de retomada das atividades econômicas no estado. O estudo foi conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano. A liberação será gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posta em prática.

O planejamento inclui análise da quantidade de trabalhadores por segmento e de que maneira o retorno de cada atividade influenciará em questões como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.

Durante os 12 primeiros dias da Operação Quarentena em Pernambuco, as forças de segurança pública do estado, em parceria com as prefeituras dos cinco municípios, realizaram 143 mil abordagens a veículos, orientando 200 mil pessoas e fiscalizando 31 mil estabelecimentos comerciais. Em toda a operação, 15 mil profissionais das operativas da SDS foram mobilizados em escalas de plantão.

Na quinta-feira havia 1.656 policiais e bombeiros atuando na Operação Quarentena e na Operação Choque de Ordem, 60% a mais do que o empregado nos primeiros dias. Diariamente, são montados 61 pontos de bloqueio em ruas e avenidas, assim como estão nas ruas 86 equipes da Operação Choque de Ordem, que fiscaliza o comércio e demais estabelecimentos não essenciais que devem permanecer fechados.

O Painel Índice de Isolamento Social, gerido pelo Ministério Público de Pernambuco, em parceria com a empresa Inloco, apontou ligeira queda no isolamento nas cinco cidades, comparando dados da última quinta-feira (28) com a quinta-feira anterior (21). A taxa caiu de 52,4% para 50,2% no Recife, 51,8% a 50,4% em Olinda, 49% a 47,7% em São Lourenço da Mata, 48,4% a 46,7% em Jaboatão e de 50,2% a 47,4% em Camaragibe.

FAKE NEWS

O governo de Pernambuco emitiu nota, na tarde da sexta-feira, esclarecendo que “não liberou o comércio ou qualquer outra atividade em municípios do interior ou da Região Metropolitana do Recife.” Algumas das fake news que circularam nas redes sociais, desde a manhã da sexta, dão conta de que o governo pretenderia reabrir estabelecimentos comerciais como salões de beleza, oficinas de costura e lojas de tecido já na segunda-feira.
 
Isolamento
 
Recife

21/5 - 52,4%
28/5 - 50,2%

Olinda
21/5 - 51,8%
28/5 - 50,4%  

São Lourenço da Mata

21/5 - 49%
28/5 - 47,9%

Jaboatão dos Guararapes

21/5 - 48,4%
28/5 - 46,7%

Camaragibe

21/5 - 50,2%
28/5 - 44,4%