ARQUIPÉLAGO » Noronha chega a um mês sem casos

Publicação: 23/05/2020 03:00

No dia em que Fernando de Noronha completou um mês sem novos casos da Covid-19, foi iniciada a primeira etapa do estudo epidemiológico que vai avaliar a circulação do vírus no arquipélago. Os pesquisadores, com a colaboração dos agentes comunitários, agentes de endemia e equipes de saúde da ilha, iniciaram o processo de visita às casas dos moradores, escolhidos aleatoriamente, para saber se aceitam, de forma voluntária, participar do estudo e realizar os exames.

São ao todo cerca de 900 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, de todas as regiões da ilha. Os moradores respondem a um questionário fornecendo dados socioeconômicos, clínicos e hábitos de prevenção à Covid-19. Na sequência, todos serão testados para a doença através de dois tipos de exames: o PCR em tempo real, para detecção do vírus pela análise de secreções respiratórias do nariz e garganta, e o teste rápido para detecção de anticorpos, por meio de coleta de sangue. Eles serão acompanhados e testados pela equipe durante o período de um ano.

“Com essa pesquisa vamos ter uma certa tranquilidade de entender se tem circulação viral em Fernando de Noronha, qual a condição dessa circulação, qual o percentual de pessoas acometidas e se teve alguma circulação viral silenciosa assintomática. E muito importante para garantir que a população está protegida e sem risco de adoecimento”, explicou o especialista da Secretaria Estadual de Saúde, que está coordenando o estudo na ilha, Mozart Sales.

O administrador da Ilha, Guilherme Rocha, ressalta que o estudo é uma pesquisa completa, que vai auxiliar no controle do vírus na ilha. “Estamos em uma luta incansável para tornar Noronha um lugar seguro, livre do coronavírus. Tivemos que tomar algumas medidas duras, mas que foram necessárias para proteção de todos, que resultaram no sucesso de agora”, explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.  Desde o início da pandemia, os moradores seguiram o isolamento social, que chegou ao lockdown, um regime mais rígido de isolamento, durante 20 dias. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: (81) 3619-0956 / 99488-4366.