TRANSPORTE » Número de passageiros cai 10% na quarentena

Publicação: 30/05/2020 03:00

Desde o início da Operação Quarentena em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), o Grande Recife Consórcio de Transporte registrou uma redução 10,01% na demanda de passageiros. Entre os dias 16 e 28 de maio, foram contabilizados 3.445.029 passageiros. Nos 10 dias anteriores, ou seja, de 2 a 14 de maio, foram 3.828.485 usuários.

Para evitar uma sobrecarga no sistema de transportes devido ao rodízio e aglomerações nos terminais integrados, o Grande Recife ampliou a oferta de ônibus em 15 terminais integrados. Foram colocados em operação 110 veículos extras de acordo com o aumento da demanda de passageiros. A disponibilização desses ônibus poderá aumentar em até 20% o número de viagens, a depender do terminal.

Segundo o governo do estado, os usuários do transporte público têm obedecido ao decreto estadual 49.017/20, que determina a utilização do sistema apenas pelos profissionais dos serviços essenciais, com o uso obrigatório de máscaras e a apresentação de documentos comprobatórios. O trabalho feito pelos fiscais do Grande Recife, em conjunto com as empresas operadoras e a Secretaria de Defesa Social (SDS), registrou o uso massivo da máscara pelos passageiros.

Máscaras
Na semana que antecedeu a quarentena, cerca de 30 mil máscaras foram distribuídas aos usuários das linhas mais movimentadas dos Terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, PE-15, Xambá e Barro. Cada usuário recebeu duas máscaras de tecido, que são reutilizáveis, como parte de um kit que também contém um folder educativo com instruções de como usar e lavar o acessório de proteção individual.