CIDADE TABAJARA » Olinda inaugura sua segunda unidade de campanha

Publicação: 30/05/2020 03:00

Para atender pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19, a Prefeitura de Olinda inaugurou, nesta sexta-feira, seu segundo hospital de campanha. Nomeada de Duarte Coelho, a estrutura fica localizada na PE-15, bairro da Cidade Tabajara, próxima à Unidade de Saúde Brites de Albuquerque. Ao total, a estrutura custou R$ 764 mil ao município e os equipamentos saíram por R$ 194 mil.

O novo hospital começará a receber pacientes já neste sábado, após a triagem de outros centros de saúde. “A porta de entrada são as urgências, que são o Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos, o Hospital Tricentenário, o nosso centro de na policlínica Barros Barreto e a UPA da PE-15. Essas unidades avaliarão se há necessidade de internamento, casos leves e moderados virão para cá”, afirma a secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes.  

A unidade conta com 60 leitos de enfermaria, que possuem maca, suporte para soro, escada e régua de gases (ar comprimido e oxigênio). Dois leitos foram destinados para a Sala Vermelha, local onde irão pacientes que possam agravar e conta com estrutura mais complexa, com monitores e respiradores. “Os pacientes que entram aqui são acolhidos imediatamente e têm a garantia do leito para dar continuidade ao tratamento”, diz a secretária.

A equipe é constituída de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e pessoal do administrativo. “Através de um contrato de gestão, Olinda colocou o Hospital Tricentenário como administrador desta nova estrutura. Disponibilizamos uma equipe para cada 20 leitos. Elas são compostas por um médico, um enfermeiro e cinco técnicos de enfermagem, mas também podem precisar de outras especialidades médicas de apoio, como acompanhamento de cardiologista, pneumologista ou oncologista”, afirma o diretor do Hospital Tricentenário Eudes Johnson.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, esteve presente na abertura do novo centro de atendimento aos pacientes acometidos por Covid-19. “Este é um projeto importante, embora já investíssemos em algumas frentes como no Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos; o nosso centro de referência para casos leves, Hospital Barros Barreto; e o Hospital Tricentenário, ao qual iremos entregar 30 leitos, além dos 12 que funcionam no local”, comentou. “Também fizemos trabalhos, ao longo desses meses, como higienização de ônibus, feiras livres, mercados públicos, entrega de máscaras e álcool em gel. Ainda apostamos em campanhas de conscientização para que as pessoas saiam de casa apenas em casos de extrema necessidade. Campanha que vem sendo aderida pela população.”