PCR E UFPE » Parceria vai garantir 2 mil testes semanais

Publicação: 26/05/2020 03:00

Uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ampliar a capacidade de testes para o novo coronavírus em dois mil resultados por semana na capital. Os exames são do tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz no diagnóstico da doença. Ao lado do reitor da UFPE, professor Alfredo Macedo Gomes, o prefeito Geraldo Julio fez o anúncio sobre o início das testagens na manhã de ontem. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência da Covid-19.

“A universidade já realizou alguns em caráter experimental e,a partir de amanhã (hoje) já realiza diariamente os exames, com uma projeção de dois mil por semana do tipo RT PCR, o mais confiável para o acompanhamento da Covid na nossa cidade. Quero agradecer a Universidade Federal e ao professor Alfredo, por essa parceria”, disse o prefeito em coletiva.

A Prefeitura do Recife ficará responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que enviará para o laboratório da UFPE. Já a Universidade usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material. Segundo o reitor, a parceria permitirá aprofundar o estudo sobre o comportamento do vírus na nossa cidade e dar um salto de qualidade nas ações de enfrentamento a pandemia. “Também estamos desenvolvendo outras pesquisas como sequenciamento genético e o Hospital das Clínicas, que também faz parte do plano de contingenciamento”, avaliou Alfredo Gomes.

“A PCR tem agido em parceria com as instituições científicas, instituições acadêmicas e empreendedores tecnológicos, a exemplo do Porto Social, universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Consórcio Nordeste e seu comitê científico, e Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, reunindo esforços para o combate ao coronavírus”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.