Recife é líder de isolamento social no Brasil Capital teve maior índice de pessoas em casa no domingo, segundo dados do MPPE. Percentagem caiu no estado em relação à semana passada

Publicação: 26/05/2020 03:00

O Recife, com 61,3% de isolamento, é a capital com maior índice de distanciamento social, de acordo com informações do Ranking de Isolamento Social (RIS), divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), relativas ao domingo. No estado, a cidades de Jaqueira (62,8%) lidera o ranking, Recife fica em segundo e Casinas na terceira posição. Entre as capitais, o Recife é seguido por Macapá (61%) e Maceió (59,6%). Em relação aos demais estados da federação, Pernambuco ocupa o quarto lugar, ficando atrás do Amapá (60,73%), Acre (58,85%) e Rio de Janeiro (57,44%).

O índice geral do estado, calculado no  domingo, foi de 56,6%, mas já chegou em 58,9% no dia 17 de maio, o que representa uma redução em relação ao mesmo período. O mais alto índice de isolamento ocorreu em 22 de março, quando o estado alcançou 62% de isolamento.

No ranking, também é possível realizar uma análise comparativa entre as macrorregiões do estado. A Região Metropolitana do Recife (RMR) está com 56,4%; a Zona da Mata com 52,7%; o Agreste com 49,9%; o Sertão com 46,6%; a região do Sertão do São Francisco, com 46,4%. Em todos os casos houve a redução de um e até dois pontos percentuais. As cidades com o pior índice são: Toritama com 48,3%; Tacaratu, com 48,4%; e São Bento do Una, com 48,5%.

Pernambuco possui uma população com mais de 9,5 milhões de pessoas. O período com o pior índice de isolamento foi em 8 de maio, com 43,1% da população. “As autoridades sanitárias têm relatado a necessidade de mantermos um isolamento de 70% para podermos ter uma redução de impacto na quantidade de infectados, no número de pessoas nos hospitais e, consequentemente, na redução de óbitos relacionados ao novo coronavírus”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

“É preciso que a população entenda essa necessidade e fique em casa para conter o processo de contágio com o novo coronavírus. Estamos atuando em todo o estado para garantir esse processo de isolamento, emitindo recomendações e realizando fiscalizações”.

“O cidadão precisa ter a consciência da necessidade de isolamento e mudar a sua atitude. Comece a pensar nos riscos em que está colocando a sua família e o outro. Caso contrário, será necessário reeditar medidas mais rígidas para conter o avanço da propagação do vírus. Precisamos ter consciência de que já são mais de 2 mil vidas perdidas em nosso estado e precisamos parar o avanço do vírus, precisamos vencer essa guerra e só com uma consciência coletiva e colaboração de todos será possível fazermos a saída do isolamento de forma progressiva”, finalizou Dirceu Barros.

Série histórica

O Ranking de Isolamento Social é uma ferramenta desenvolvida por meio do Desafio Covid-19, ação conjunta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que está sendo atualizado para apresentar a série histórica com os dados do isolamento nos municípios pernambucanos.

Os resultados com os dados das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, demonstram um aumento na quantidade de pessoas que ficaram em casa na primeira semana após o dia 16 de maio, quando passaram a valer as medidas mais restritivas de circulação de pessoas e veículos. A comparação é feita com base nos dados diários medidos a partir do dia 11 de maio (semana anterior à adoção das medidas mais restritivas) até ontem (24 de maio).

“Quando fazemos uma média do Índice de Isolamento semana a semana, vemos que está mantida uma melhoria em relação ao período em que as medidas restritivas não estavam em vigor, como na semana de 11 de maio, nas cinco cidades que estão passando por essa medida mais restritiva estão com índices melhores em relação àquele período, mas ainda não é suficiente, como dizem os especialistas em vigilância sanitária”, disse o gerente de Estatística da Assessoria Ministerial de Planejamento e Orçamento, Carlos Gadelha.

Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. As informações apresentadas sempre demonstração a situação do isolamento do dia anterior.

Radiografia

Capitais

  1. Recife         61,3%

  2. Macapá       61%

  3. Maceió        59,6%
Cidades pernambucanas
  1. Jaqueira         62,8%

  2. Recife            61,3%

  3. Casinhas        60,6%