ASSISTÊNCIA » Rede estadual chega à marca de 600 leitos de UTI

Publicação: 23/05/2020 03:00

Pernambuco alcançou, nesta sexta-feira, a marca de 600 leitos de Unidade de Terapia Intensiva abertos para atendimento exclusivo aos pacientes do Sistema Único de Saúde com Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos ou confirmados para Covid-19. Em tempo recorde, o número reflete a constante ampliação da rede de saúde pública no estado para o enfrentamento à pandemia, com um cronograma permanente de abertura de leitos pela gestão estadual. Até agora, já são mais de 1,3 mil vagas para a doença, sendo 600 de UTI – todas ativas.

As aberturas mais recentes ocorreram no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, que disponibilizou 10 vagas de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, totalizando 40 leitos deste tipo para tratamento na unidade; no Hospital Regional do Agreste (HRA), também no agreste pernambucano, com 18 leitos de UTI; além do Hospital Real Português (HRP), no Recife, com a abertura de mais 10 leitos de UTI. Com isso, a unidade totaliza 30 leitos de UTI conveniados ao SUS. As vagas são disponibilizadas na Central Estadual de Regulação de Leitos, que é responsável pela regulação e encaminhamento dos pacientes.

ATENDE EM CASA

A partir deste sábado, os municípios de Altinho e Bezerros (na IV Região de Saúde); Manari e Buíque (na VI Região de Saúde); Exu, Ipubi e Santa Cruz (na IX Região de Saúde) entram no circuito do Atende em Casa. Juntas, as cidades têm uma população total de 241.659 pessoas. Com as novas localidades, a parceria do governo do estado com a Prefeitura do Recife atinge a marca de 100 municípios pernambucanos contemplados com o aplicativo que orienta os usuários que estão apresentando sintomas gripais. Já são mais de 6,9 milhões de habitantes beneficiados com a iniciativa, o que equivale a mais de 70% do estado.