Em lugar do palco, shows serão em lives

Publicação: 30/06/2020 03:00

A programação cultural da festa também será reestruturada, com as apresentações artísticas realizadas através de lives, sempre às 21h. As apresentações estão programadas para os três dias que antecedem o dia oficial da festa. Dudu do Acordeon se apresenta no sábado, 13 de julho; Irah Caldeira fará show no domingo, 14 de julho, e padre Damião Silva, na véspera, 15 de julho.

Diferentemente das edições anteriores, a festividade não terá a chamada pré-festa, sempre iniciada no dia 1º de julho. Em lugar dela, a programação incluiu a Live Musical Mariana, para a data, às19h30, com transmissão através das redes e mídias sociais da Basílica do Carmo.

As transmissões das lives e das celebrações serão pelo canal www.youtube.com/user/freivicenteoc e pelas redes sociais da Basílica do Carmo. No site www.basilicadocarmorecife.org está toda a programação da festa deste ano.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo se espalhou rapidamente nas terras brasileiras. Os fiéis que recorriam à Virgem do Carmelo ergueram conventos e igreja para a santa em diversas cidades, de Norte a Sul do país. Entre as mais antigas de Pernambuco estão as de Olinda, Recife e Goiana.

No Recife, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo teve sua obra iniciada em 1685 e foi um marco importante da história de Pernambuco. O templo, situado no coração da capital de Pernambuco, possui a imagem centenária de Nossa Senhora do Carmo.

Em 1908, foi pedida a elevação de Nossa Senhora do Carmo como padroeira do Recife. O bispo Raimundo Brito aceitou o pedido dos devotos e levou ao papa a solicitação. Em 1909, o papa concede o benefício e a Virgem do Carmo é considerada padroeira do Recife, junto a Santo Antônio.

Artistas

A programação deste ano continuará com apresentações culturais. Todas  serão transmitidas pelas redes sociais da Basílica do Carmo, sempre às 21h, nos dias 13, 14 e 15 de julho.  Duas delas relacionadas à cultura pernambucana: Dudu do Acordeon e Irah Caldeira. A terceira será com padre Damião Silva, pároco do  Centro de Jaboatão.