CAMPANHA » Estações orientam sobre o novo coronavírus

EMANNUEL BENTO
emannuel.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 30/06/2020 03:00

Com o relaxamento das restrições do isolamento social no Recife, o desafio é a consolidação das normas de convivência diante da pandemia. Para isso, a prefeitura iniciou o projeto Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19 em diferentes pontos dos oito distritos sanitários da cidade, visando bairros com maior circulação de pessoas ou com altos índices de casos confirmados. De acordo com a PCR, desde a última sexta-feira, cerca de 100 mil máscaras foram distribuídas em mercados, feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do Centro da cidade.

Foram instaladas tendas na Praça Nossa Senhora do Carmo (Santo Antônio), no Mercado de Água Fria, no Centro Comercial de Casa Amarela, no Mercado de Nova Descoberta, na Praça da Várzea, na Praça do Largo da Paz (Afogados), na Praça de Boa Viagem e na Praça do Jordão Baixo. O horário é das 8h às 18h, com funcionamento até a sexta-feira.

Nas estações, a Secretaria de Saúde do Recife, através do Programa Saúde em Todo Lugar, distribui máscaras, fez abordagens educativas sobre os novos protocolos de convivência com a doença e divulgou os aplicativos de serviços que a prefeitura oferece, como Atende em Casa, que agora oferece teleacolhimento; Movimenta Recife e Dycovid.

“A estratégia das estações itinerantes veio a partir da necessidade de começar a informar a população as novas normas de convivência com a doença. Ressaltamos o uso obrigatório de máscaras, o uso correto da máscara, de uma forma em que ela cubra nariz, boca”, diz Ana Sofia Costa, diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife. “Escolhemos locais onde as pessoas estão retomando o trabalho e as atividades comerciais. Como vamos conviver com a pandemia, temos que ter o cuidado por nós mesmos e também pelo outro”, continua. Os profissionais das tendas também ensinam a forma correta de usar o álcool em gel ou o álcool 70.