INTERNET » Homem Pateta, o novo perigo

Publicação: 30/06/2020 03:00

A história é parecida e virou caso de polícia. Depois do jogo Baleia Azul e da boneca Momo, um novo personagem da internet, o Homem Pateta, tem preocupado pais de crianças e adolescentes, levando a Polícia Federal a investigar denúncias de que o personagem estaria invadindo perfis e estimulando meninos e meninas a se mutilarem e a cometer suicídio, além de ameaçá-los. O personagem se apresenta como Jonathan Galindo nas redes sociais.

As ações do suspeitos, segundo a Polícia Federal, ocorrem através de desafios onde o personagem dá instruções e pede para que as crianças sigam. As respostas podem ser através de mensagens de texto, vídeo e até ligações ao vivo, que logo são excluídas pelas vítimas a pedido de Jonathan. O propósito é provocar medo, desconforto, automutilação e suicídio.

O novo personagem lembra a baleia azul, momo e o caso da rasteira. De acordo com a polícia, o Homem Pateta teve seu perfil criado na Europa e no México em 2017 e preocupa o páis, apesar de não haver casos confirmados no Brasil.

A orientação é que os pais fiquem alertas aos movimentos dos filhos na internet, evitando que eles fiquem muitos expostos nas redes sociais, seja por fotos ou vídeos, e acompanhem os conteúdos consumidos pelas crianças. Ao perceberem o envolvimento dos filhos com o Homem Pateta, a orientação é que se registre boletim policial.