210 leitos de enfermaria desativados Perfil dos casos leva o Recife a priorizar vagas de maior complexidade. Em Serra Talhada, no Sertão do estado, hospitais reforçarão o combate ao coronavírus

Publicação: 03/07/2020 06:30

A Prefeitura do Recife concluiu a desativação de 210 leitos de enfermaria dos hospitais de campanha montados na área externa das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela), além das vagas de enfermaria do Hospital da Mulher do Recife (Curado). A informação foi dada pelo secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, na coletiva de imprensa do governo estadual ontem.

“Essa desativação se justifica pela mudança de perfil dos pacientes internados. Viemos percebendo que a taxa de ocupação das enfermarias é bastante inferior e que os pacientes frequentemente estão sendo internados em enfermarias de maior complexidade, como a UTI”, disse. “Por isso, Recife faz a desativação dos leitos simples, mas abre 24 novos leitos de UTI”, acrescentou.

Os novos leitos são do Hospital Evangélico de Pernambuco e nos hospitais de campanha dos Coelhos, da Imbiribeira e do Hospital da Mulher. Dessa maneira, sobe de 289 para 306 a quantidade de vagas de unidade de terapia intensiva (UTI). “Ainda assim, nós ficamos com cerca de 500 leitos de enfermaria na retaguarda, caso haja um aumento de casos, algo depende de nossas atitudes no dia a dia. Os leitos desativados foram realocados para outras unidades da rede do Recife, como Hospital a Pessoa Idosa e a UPA-E do Ibura, dois equipamentos que serão entregues ao longo desse ano”.

Ainda no âmbito dos leitos, o secreta%u0301rio estadual de Sau%u0301de, Andre%u0301 Longo, afirmou que assinou ontem o contrato de gesta%u0303o da Organizac%u0327a%u0303o Social (OS) que ira%u0301 gerir o Hospital de Campanha de Serra Talhada e o Hospital Geral do Serta%u0303o Eduardo Campos, na mesma cidade. Ambos os servic%u0327os ficara%u0303o sob responsabilidade do Hospital do Tricentena%u0301rio, que, nos pro%u0301ximos dias, iniciara%u0301 a contratac%u0327a%u0303o de pessoal e equipagem para colocar as estruturas em funcionamento. Ao todo, o Hospital de Campanha de Serra Talhada contara%u0301 com 100 leitos de enfermaria, enquanto o Hospital Geral do Serta%u0303o tera%u0301 28 de enfermaria e 30 de UTI. Ontem também foram encaminhados para Ouricuri cinco respiradores e cinco monitores de monitoramento de sinais vitais, que va%u0303o propiciar a abertura de novos leitos na cidade.

A avaliação do período de isolamento mais rígido em Caruaru e Bezerros, no Agreste, será feita após o fim de semana. Por enquanto, não existem previsões para novas iniciativas do tipo em outras cidades no interior. O questionamento surgiu após um levantamento feito pelo Fantástico, da TV Globo, revelar que Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, teve a pior evolução de casos de Covid-19 no período de 14 dias, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

“A taxa de transmissibilidade isolada não é indicativo para medidas mais restritivas. Esse número é calculado diariamente, muitas vezes levando em consideração casos leves, feitos com testes rápidos. Isso depende muito da estratégia de testagem de cada município”, afirmou Longo. “Depende também do ritmo de alimentação dos sistemas de informação que os pesquisadores fazem. A quarta gerência de saúde do estado perdeu o timing para essa alimentação e divulgou uma grande quantidade de casos diagnosticados em teste rápido nas últimas duas semanas. Isso fez com que houvesse a impressão de um grande aumento de infectados. Isso faz uma alteração na curva de casos, que leva a crer que há um taxa de transmissibilidade”, disse.

Longo também afirmou que o estudo de prevalência, que possibilita avaliar a associação entre exposição e doença na população em um determinado momento, está sendo programado para julho. Pernambuco também aguarda a chegada de 120 mil testes e máquina automatizada que processa os exames. O equipamento tem capacidade para analisar seis mil amostras por dia e só deve chegar, segundo a SES, ainda em julho.

Protesto
Na manhã de ontem, um grupo de manifestantes fincou 180 cruzes na areia da Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, como uma homenagem aos mais de 60 mil óbitos pelo novo coronavírus no Brasil, dos quais 4.968 foram registrados em Pernambuco, segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde.

O grupo de ativistas, que também levou uma bandeira do Brasil e um cartaz com a palavra “democracia”, também aproveitou o ato para defender um maior isolamento social por parte de toda a população brasileira, visando reduzir os casos de Covid-19. A manifestação ocorreu no trecho em frente à Padaria Boa Viagem.

Covid-19 em Pernambuco

  • 1.414 novos casos
    - 141 (10%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)
    - 1.273 (90%) casos leves

  • 61.119 casos confirmados no estado
    - 19.779 graves
    - 41.340 leves

  • 74 novos óbitos
    - 43 do sexo masculino
    - 31 do sexo feminino

  • 4.968 mortos no estado

  • 41.925 pessoas já se curaram no estado

Ocupação dos leitos para Covid-19 em PE
  • 57% de taxa atual de ocupação
  • 76% de ocupação nas UTIs
  • 43% de ocupação nas enfermarias