Academias devem reabrir na sexta fase

Publicação: 03/07/2020 06:30

Com academias e clubes esportivos fechados há três meses, profissionais de educação física e proprietários de estabelecimentos se uniram em carreata, na manhã de ontem, para cobrar a reabertura dos espaços. Após a manifestação, uma comitiva foi recebida no Palácio do Campo das Princesas, pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, que confirmou a antecipação do funcionamento das academias, da oitava para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.  

“O governo nos prometeu que até a próxima quinta-feira, será anunciada a reabertura de academias e espaços similares para o próximo dia 13 ou 20 de julho, caso os números de infectados pela Covid-19 sigam o ritmo de queda no estado”, destacou o professor Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco. Os serviços de eletroestimulação e pilates ainda não receberam previsão para volta.

Em coletiva de imprensa ontem, o secretário de saúde, André Longo, afirmou que estão sendo discutidos protocolos com o setor. “Nós estamos caminhando nesse processo de retomada, avaliando os números, reforçando alguns desses protocolos para em breve poder anunciar também o retorno das atividades esportivas em locais fechados”, disse Longo. “Isso vai depender da observação do que vai ocorrer nas diversas regiões na semana 27, que acaba neste sábado e será mais avaliada na terça-feira. Estamos sempre buscando trabalhar com cautela e com segurança, acreditando firmemente em protocolos de pessoas que estão envolvidas na retomada.”

Modalidades

Atletismo, Ciclismo, Canoagem, Ginástica, Golfe, Natação, Rapel, Skate, Surf, Tênis de mesa (apenas em espaços públicos), Tênis (apenas em espaços públicos)

Regras sanitárias

  • Respeitar o distanciamento social

  • Entrar nos espaços esportivos utilizando máscaras, retirando somente quando estiver em atividade

  • Higienizar frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70% sempre que possível. Desinfetar materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio

  • Aferimento de temperatura antes do acesso aos espaços ou equipamentos esportivos.