Adequar calendário letivo

Publicação: 03/07/2020 06:30

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Socorro Lima, afirmou que, como o calendário de 2020 ainda está suspenso, o adiamento do Enem aproxima as datas de ingresso dos estudantes para um período próximo ao imaginado pela instituição. “A nossa universidade está com o calendário letivo de 2020.1 suspenso. Estamos nos preparando para as atividades remotas e isso vai acontecer seguindo consulta pública e decisão da nossa comunidade acadêmica”, afirmou.

Todas as vagas oferecidas na UFRPE usam a nota do Enem como forma de seleção. “Vamos retomar 2020.1 e essa retomada provavelmente só acontecerá no próximo ano. Nesse sentido, o adiamento do cronograma do Enem foi favorável para uma universidade pública, em particular para a nossa. Com a realização do Enem a partir de maio e do Sisu na sequência, haverá uma equiparação entre esse cronograma e o nosso calendário acadêmico”, afirmou.

Na Universidade de Pernambuco (UPE), o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) foi mantido. “Não temos perspectiva de data porque precisamos de definição do Enem, mas está em planejamento. Assim que possível, vai ser lançado, como a gente já anunciou, com provas a partir de janeiro, mas ainda não sabemos quando”, esclareceu o presidente da Comissão Permanente de Vestibulares e Concursos Acadêmicos da UPE, Ernani Martins.

Segundo ele, a universidade está nos preparativos para, neste segundo semestre, dar início ao ensino remoto. “Ainda está em discussão (o ensino remoto), mas está caminhando isso com todas as unidades porque tem que ser uma discussão ampla da comunidade. Precisa ter formação de professores, precisa ter preparação. A gente não pode medir o impacto da alteração do Enem na universidade, no calendário da instituição, porque ainda vamos vivenciar 2020, os dois semestres. Não temos como prever calendário porque ele ainda está em aberto”, disse.

Mesmo sem uma data definida, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está se preparando para um retorno. “Essa data será determinada pelas autoridades sanitárias. Uma série de protocolos estão sendo estruturados levando em conta a total segurança da comunidade acadêmica. Além dos protocolos internos, a instituição seguirá  os do governo.