Diario transmite aulas de Fernandinho Professor de biologia fará transmissões no canal do YouTube do jornal - Diario de Pernambuco TV

ANAMARIA NASCIMENTO
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/07/2020 06:30

Em parceria firmada com o Diario de Pernambuco, o professor Fernando Beltrão, o Fernandinho, participará de transmissões ao vivo no canal do YouTube do jornal - Diario de Pernambuco TV. As aulas virtuais de biologia serão exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 14h.

A primeira aula fruto da parceria aconteceu ontem e abordou o tema fecundação e meiose. Em 12 minutos, Fernandinho, que tem quase 40 anos de experiência em educação, explicou os processos biológicos. “Este momento é de estreia, pois estamos também no YouTube do Diario de Pernambuco”, disse o professor, ao iniciar o vídeo.

O vídeo faz parte do projeto Enem para cegos, surdos e excluídos digitais, que terá um total de 400 aulas de biologia. A primeira aula com o Diario é a número 65 do projeto. Com enfoque no conteúdo da disciplina cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio e baseada na obra Biologia, de Armênio Uzunian; a ação foi criada para atender prioritariamente estudantes com deficiência visual e/ou auditiva, além de alunos que não conseguem acessar conteúdos “pesados” na internet. Nas segundas-feiras, Fernandinho dá a aula sozinho. Nas quartas, conta com a companhia virtual da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Íris. Nas sextas, o intérprete de Libras Luiz faz a tradução simultânea.

Como de costume, Fernandinho fechou os olhos ao iniciar a aula e falou sobre o tema proposto. “Em todas as aulas, eu tiro os óculos e fecho os olhos para me concentrar, pois esse projeto tem como objetivo mais importante atingir quem não vê, quem não escuta. Desse modo, fechando os meus olhos, a concentração, aquilo que eu ‘enxergo’, é aquilo que não vejo”, afirmou. Os vídeos, gravados na casa do professor, são disponibilizados pelas redes sociais e buscam democratizar o acesso aos conteúdos que aparecem no Enem.

Para estudantes que não conseguem acessar conteúdos mais densos na internet, são enviados áudios curtos pelo WhatsApp, que podem ser baixados com pacotes simples de dados. Além do YouTube do Diario, as aulas de biologia são disponibilizadas no canal da Academia de Estudos Fernandinho Beltrão no Youtube, no perfil da Academia de Estudos no Instagram, no Spotify e pelo WhatsApp, quando solicitado pelo número (81) 98763-2674.

Fernandinho Beltrão é um dos professores mais conhecidos de Pernambuco. Há quase 40 anos, atua na área de educação. É médico e é professor do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), além de ser um dos sócios da Academia de Estudos que leva o seu nome, localizada no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Já visitou mais de 150 países para conhecer diferentes realidades educacionais.

Adaptar-se às novas tecnologias não é uma novidade para o professor. Em 1998, por exemplo, Fernandinho já disponibilizava a estudantes aulas gravadas em VHS. “Há cinco anos, tudo o que temos na Academia é oferecido no virtual e no presencial, como planos de aula, provas, redações, plantões de dúvidas. Temos alunos, por exemplo, que passavam 15 dias no interior (acompanhando pelo online) e 15 dias no presencial. A novidade (nesse período da pandemia da Covid-19) têm sido as lives”, contou.

Enem 2020

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio será nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, dois domingos, com as provas impressas. A decisão sobre as datas foi anunciada no último dia 8 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A versão digital do exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano, também aos domingos.

O Enem 2020 tem 5.783.357 de inscritos. Pernambuco inscreveu 315.693 candidatos. Inicialmente, a prova tradicional estava prevista para 1º e 8 de novembro deste ano. Já as provas digitais seriam nos dias 22 e 29 de novembro. A decisão de adiamento do exame aconteceu após o governo enfrentar questionamentos judiciais cobrando a prorrogação da data por causa da pandemia da Covid-19, que levou as escolas a suspender as aulas presenciais.