Enem pode ser só em maio de 2021 Uma consulta pública feita pelo Inep ofereceu três possibilidades de datas para realizar o exame e a mais votada ficou para o quinto mês do próximo ano

Anamaria Nascimento
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/07/2020 06:30

A possibilidade de adiamento da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para maio do próximo ano divide estudantes e instituições de ensino de Pernambuco. A maioria dos alunos brasileiros escolheu os dias 2 e 9 de maio de 2021 como melhores datas para a realização do exame. Na consulta pública lançada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as datas de janeiro de 2021 ficaram em segundo lugar e as de dezembro deste ano, em terceiro. O Inep informou que quer definir o calendário de realização do Enem ainda neste mês

Sem acesso à internet em casa, no município de Sanharó, Agreste do estado, a estudante Camila Calazans, 19 anos, avalia positivamente o resultado da consulta pública sobre as datas do Enem. “As expectativas para este ano eram de conclusão do curso e preparação para o exame. Com a paralisação, perdemos o acesso aos estudos, como a biblioteca, o acesso à internet e, principalmente, aos professores.  Com o Enem em maio, conseguiremos recuperar parte desse tempo perdido”, contou a estudante.

O estudante do terceiro ano do ensino médio no Colégio Fazer Crescer, Zona Norte do Recife, Luís Felipe Cavalcanti, 16 anos, afirma que, apesar de estar se preparando bem para o exame, o adiamento é bem-vindo. “Além de conhecimento técnico e objetivo das disciplinas, precisamos ter bem-estar mental, pois 40% do desempenho na prova tem a ver com preparação psicológic”, disse.

Já a coordenadora de ensino médio do CFC, Amenaide Pessoa, avalia que maio é um mês longe para o que as escolas privadas estavam esperando. “ Para os alunos das particulares, vai ficar muito pesado. Primeiro, porque não terão mais férias. Segundo,  entra em mais cinco meses do próximo ano. O Enem é uma prova de resistência física e mental. Acredito que janeiro seria o momento ideal, mas estou falando como coordenadora de uma escola particular. Quanto ao que é justo, sabemos que as escolas públicas não tiveram o mesmo privilégio que a gente”, pontuou.

A pandemia do novo coronavírus já está alterando os calendários das instituições de ensino superior de Pernambuco. O adiamento do Enem também deve modificar as datas do próximo ano letivo. A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Magna Silva, disse que a instituição está, no momento, se preparando para 2020.3, um calendário acadêmico suplementar. Na próxima semana, será lançada uma minuta sobre o assunto.

“As datas do Enem precisam estar adequadas ao calendário das escolas. Sendo assim, é preciso avaliar o quadro da pandemia. A UFPE vai adequar o calendário acadêmico para o Sisu. A abertura de novas vagas depende da publicação, pelo MEC, do calendário do Sisu. E este do Enem”, explicou.