Esporte individual liberado ao ar livre Diversas modalidades poderão ser praticadas em praias, parques e orlas do estado a partir de segunda-feira. Ontem, o Recife autorizou treino com personal

Publicação: 03/07/2020 06:30

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou ontem que a partir da segunda-feira (6) estará liberada a prática ao ar livre de esportes individuais – incluindo atletismo, ginástica, tênis e natação, por exemplo – nas praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas de Pernambuco. A medida só não vale para lutas por causa do contato físico entre os praticantes. Também ontem, o governo anunciou que as academias devem reabrir antes do previsto inicialmente. A informação foi divulgada após a realização de um protesto de educadores físicos.

O conjunto de medidas que permite o reinício das atividades individuais ao ar livre foi elaborado por meio de discussão com representantes do setor e está, segundo o estado, em conformidade com as diretrizes indicadas pelas autoridades sanitárias. O documento contém orientações específicas para a prática dessas atividades, que devem ainda respeitar o Protocolo Geral do Estado de Pernambuco.

O documento contém três eixos. Um deles é o distanciamento social, que varia de acordo com a especificidade de cada modalidade esportiva. Outro é o higiene, que prevê entrada nos espaços esportivos utilizando máscaras, retirando somente quando estiver em atividade e lembrando de trocá-la sempre que estiver úmida. Também deve ser feita higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, sempre que possível. Outro ponto é a desinfecção dos materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio.

O terceiro eixo é o de monitoramento, que prevê verificação de temperatura antes do acesso aos espaços ou equipamentos esportivos. “O esporte é um importante instrumento social, que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que com a retomada de muitas dessas atividades, de maneira segura e respeitando as normas do protocolo, haverá uma grande contribuição para a saúde dos pernambucanos”, comentou o secretário, durante coletiva de imprensa do governo do estado.

“Esse é um primeiro passo importante, retomar as práticas esportivas. Esperamos uma melhoria dos números para poder em breve anunciar outras medidas importantes para os esportes no nosso estado”, concluiu o gestor.

SANTOS DUMONT

Entre os espaços que estarão aptos para o retorno dessas atividades está o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, que também estará à disposição dos atletas individuais a partir da próxima semana. “Importante demais esse início das atividades para todas as pessoas, não só do ponto de vista da saúde física e mental, mas também para os atletas e paratletas que precisam voltar a uma melhor condição técnica e física, para as futuras competições nacionais e internacionais, depois de um período longo de inatividade”, complementou o secretário-executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez.