JABOATãO » Medo de se infectar é principal queixa psicológica

Publicação: 04/07/2020 08:00

O serviço de teleatendimento psicológico gratuito ofertado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes já passou da marca de 1,2 mil pessoas atendidas. A ação, lançada em março deste ano, é voltada para quem está sofrendo com crise de ansiedade, depressão e outros problemas relacionados ao distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o medo da contaminação pela Covid-19 é a principal queixa, além de distúrbios de sono e apetite, dificuldades de concentração, preocupações financeiras, crises conjugais, medo de perder entes queridos, luto e ideações suicidas.

“Ninguém estava preparado para uma pandemia ou para uma quarentena. Essa é uma questão de saúde pública e que interfere diretamente na saúde mental da população. Durante esses meses de atendimento psicológico, nos deparamos com inúmeras situações preocupantes, mas conseguimos aconselhar e resgatar pessoas, até mesmo às que estavam com ideações suicidas”, lembrou Paula Pereira, coordenadora de Saúde Mental da prefeitura.

Um dos maiores ganhos do teleatendimento, na visão de Paula, foi evitar a circulação desnecessária de pessoas e, ao mesmo tempo, garantir acolhimento psicológico de qualidade para os moradores. “Destacamos que nosso serviço respeita um princípio preconizado pelo SUS, que é a universalização do atendimento, ou seja, a garantia de que todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação, tenham direito aos acessos às ações e aos serviços de saúde”, pontuou.

O serviço de teleatendimento psicológico do município funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os interessados devem procurar a central de atendimento pelo telefone (81) 99937-3569, e informar se quer fazer a sessão por  telefone ou videochamada.