Normas ainda geram algumas dúvidas

CAROL GUERRA
carol.guerra@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/07/2020 06:30

Pouco mais de 100 dias após os primeiros decretos para conter a disseminação do novo coronavírus em Pernambuco, a volta gradual ainda parece gerar dúvidas. Na manhã de ontem, após a liberação de atividades físicas individuais sob orientação de profissionais em praias e parques, foi possível notar o descumprimento do uso de máscaras e a utilização de equipamentos ainda não liberados.

A reportagem do Diario foi à orla da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde uma quadra de tênis estava sendo utilizada por um professor e um aluno. Policiais militares que estavam em frente à quadra, informaram que a prática do esporte era permitida por não se tratar de uma atividade coletiva.

O professor de tênis Célio Rosa do Nascimento, de 35 anos, confessou que não sabia realmente se o trabalho poderia ser retomado, mas atendeu ao chamado do aluno por necessidade. “Passei esse tempo todo sem trabalhar, sem renda, dependendo de auxílio. Essa foi a primeira aula depois da quarentena”, relata.

Durante a entrevista, fiscais da Prefeitura do Recife entraram na quadra e informaram que a atividade ainda estava proibida. Os policiais militares, responsáveis pela supervisão da área, não acompanharam a retirada do aluno e do professor nem a nova interdição do local.

Questionada sobre quais orientações os policiais militares recebem, a PM informou que os profissionais estão trabalhando de forma integrada às guardas municipais, mas que eventualmente podem ter alguma dúvida pontual sobre a abrangência das medidas. O comando do 19º BPM comunicou que irá se comprometer atualizaros conhecimentos com o efetivo da Unidade.

Já no Parque da Jaqueira, era notório a qualquer visitante identificar diversas pessoas praticando atividades físicas sem a máscara de proteção facial, mesmo com a fiscalização na entrada principal. Para o educador físico Juliano José de Santana, de 37 anos, que atendia dois alunos no local, a retomada das atividades físicas é essencial, mas sempre seguindo as recomendações.

“O bom é que aos poucos estamos voltando às práticas. Sabendo de toda a importância que os exercícios físicos tem para a saúde. Durante o isolamento mais rígido, ficamos trabalhando de casa através de redes sociais e outros meios virtuais, mas agora estamos retomando”, contou.

Alunos que não quiseram se identificar estavam realizando exercícios físicos com acessórios, o que ainda é proibido, e informaram que ainda estavam com dúvidas. “Estamos agora via internet fazendo essa aula com nosso professor, mas nós não sabemos se está autorizado utilizar os equipamentos”, disse um jovem.