Novo conceito da Conde da Boa Vista Avenida prioriza o pedestre com calçadas ampliadas, iluminação em LED, novas paradas, pontos de travessia maiores e ordenamento do comércio informal

Publicação: 16/07/2020 06:30

A previsão inicial de entrega das obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista era até novembro deste ano,  mas por conta da pandemia  se cogitou concluir as obras até 30 de junho. O prazo se estendeu por mais duas semanas, mesmo assim o município antecipa em quatro meses do prazo inicial. O projeto de requalificação foi elaborado com o objetivo de humanizar a via, priorizando pedestres e usuários do transporte público. Ao todo, 310 mil pessoas circulam pela avenida.

A via recebeu ampliação dos passeios públicos em mais 2 mil m2, novo mobiliário urbano, iluminação em LED, novas paradas de ônibus, a ampliação dos pontos de travessias de 5 para 13, o ordenamento do comércio informal, ampliação da rede de drenagem e malha cicloviária nas vias do entorno, entre outras melhorias.  O investimento da Prefeitura do Recife foi de R$ 15,7 milhões.

O prefeito Geraldo Julio fez uma entrega simbólica, na manhã de ontem, com uma visita sem convidados para evitar a formação de aglomerações, em função da pandemia da Covid-19. “Em tempos de pandemia, uma entrega diferente. Estamos fazendo a entrega simbólica de uma obra muito importante para a cidade que é a Conde da Boa Vista. A grande maioria das pessoas que vem para o centro da cidade de ônibus passa por aqui. As calçadas foram alargadas, travessias elevadas foram colocadas, novas paradas de ônibus construídas, duas estações modernas de BRT, floreiras, papeleiras, lixeiras e todo mobiliário de muita qualidade para trazer conforto para essas pessoas. A gente fez o investimento e acabou antes do prazo que estava previsto, com quatro meses de antecedência. Agora as pessoas podem vir ao centro da cidade com um conforto muito melhor”, disse.

O piso também foi todo requalificado e, entre os novos mobiliários urbanos das calçadas, estão lixeiras e floreiras. Ao todo, 50 quiosques ficaram prontos ao longo do passeio. Para dar mais segurança à travessia dos pedestres ao longo da via e nas ruas transversais, esquinas foram ampliadas e as travessias estão semaforizadas. Antes o pedestre podia contar com cinco locais para atravessar ao longo da avenida. Hoje, são 13 lugares que permitem que o pedestre não precise andar mais do que 75 metros para passar de um lado ao outro da calçada. Também foram construídas ilhas ao longo do canteiro central e 14 travessias elevadas.

A via também ganhou o dobro de árvores. Considerando as substituições de espécies existentes para que todas elas fossem compatíveis com as necessidades do espaço viário, foram plantadas 90 novas mudas. Neste mesmo sentido, foi construído um canteiro central ajardinado que permitiu a via ter dez vezes mais áreas verdes.

As 20 novas paradas, assim como os demais mobiliários, foram produzidos com material resistente às intempéries de cidades litorâneas e possuem coberta que oferece o conforto térmico necessário para uma cidade de clima tropical. O vidro também é usado como elemento importante para a visibilidade entre as pessoas e a efetividade da iluminação do ambiente.

Para quem utiliza o BRT, as duas novas estações construídas no canteiro central têm, cada uma, capacidade para comportar até quatro ônibus desembarcando ou embarcando passageiros ao mesmo tempo. Também são refrigeradas e possuem portas automatizadas de vidro. A Estação da Rua do Hospício homenageia o Engenheiro Pelópidas da Silveira, enquanto a Estação Soledade presta homenagem ao Engenheiro Jaime Gusmão Filho.

Na região foram implantados mais de 12 km de infraestrutura cicloviária. Os ciclistas poderão chegar à Avenida Conde da Boa Vista através das rotas instaladas no entorno.

Equipamentos


Nova Conde da Boa Vista em números

  • Alargamento das calçadas com mais 2 mil m² de passeios

  • Aumento de 5 para 13 pontos de travessia

  • Máximo de 75 metros para atingir um dos pontos de travessia

  • 20 novas paradas de ônibus modernizadas. Hoje são 14 paradas

  • Ampliação da cobertura verde em 10 vezes com 2.361m² de canteiros ajardinados e 90 novas árvores

  • 50 novos quiosques para ordenamento do comércio informal, com 100 comerciantes beneficiados

  • Iluminação em Led com 290 luminárias e iluminação específica para os passeios públicos

  • 12 km de malha cicloviária no entorno com seis bicicletários na avenida

  • 135 floreiras, 70 lixeiras tipo papeleira e 13 coletivas no novo mobiliário urbano

  • Investimento de R$ 15,7 milhões