Plasma de curados é esperança Análise feita pelo Hemope e hospitais públicos pode levar ao uso do material no tratamento de pacientes graves do novo coronavírus

Publicação: 02/07/2020 07:00

O Hemocentro de Pernambuco (Hemope) iniciou ontem o agendamento de pacientes recuperados da Covid-19 que queiram participar voluntariamente de um estudo clínico com plasma convalescente para o tratamento de doentes graves internados em unidades hospitalares no estado. Esta etapa dá início à pesquisa experimental, que envolve o Hospital Universitário Oswaldo Cruz e o Procape, ambos da Universidade de Pernambuco; e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Para ser um doador de plasma convalescente - termo que se refere ao plasma de pessoas que se recuperaram recentemente de uma infecção, sendo rico em anticorpos contra aquele agente que causou a doença -, é necessário que o candidato tenha apresentado sintomas da Covid-19 e que esteja recuperado há mais de 30 dias, além de ser do sexo masculino e ter entre 18 e 69 anos. Também é exigida a confirmação do exame laboratorial (PCR, sorologia ou teste rápido), de forma impressa ou foto no celular.

De acordo com o médico infectologista e também pesquisador e professor da UPE Demócrito Miranda, por terem mais chances de causar uma reação conhecida como lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (Trali), por conta da presença de anticorpos que são produzidos durante a gestação, o plasma das mulheres não será utilizado no estudo clínico. “É importante destacar que a pesquisa é experimental. Supõe-se que funcione, mas precisamos de análises sobre a efetividade do tratamento, que será destinado a pacientes graves, hospitalizados e com pior prognóstico”, afirma.

O agendamento para atendimento presencial no Hemope, nesta primeira semana, deve ser feito por telefone (3182-4630), das 8h às 16h. A página do Hemope na internet pode ser consultada para informações. O Hemope será responsável por realizar a coleta do material e os exames necessários para qualificar o plasma como convalescente. Uma amostra de sangue também será coletada para análise da presença de anticorpos da Covid-19.

“Nesta fase, precisamos de um banco de plasma que atenda aos critérios, ou seja, que possuam os anticorpos da doença, para posterior encaminhamento às unidades hospitalares. Por isso, é importante respeitar os critérios para doação. Pode ocorrer do paciente doar o plasma mas não ter o anticorpo, por exemplo. Após a coleta, o Hemope fará as análises que são imprescindíveis para classificar e avaliar o material como plasma convalescente ou não”, diz Demócrito. O estudo terá 110 pacientes no grupo que receberá o plasma e 110 no grupo controle. As unidades hospitalares farão a seleção dos pacientes graves que receberão o plasma.

ESTOQUE CRÍTICO

Desde o início da pandemia, o número de doações no  Hemope vem diminuindo de forma expressiva a cada mês. Atualmente, a situação está crítica para os tipos sanguíneos A-, A+, B , O- e O . Os demais tipos estão em estado de alerta. O retorno das cirurgias eletivas nos hospitais, que são cirurgias que não são de urgência, aumenta ainda mais a preocupação do hemocentro.

De acordo com a diretora de Hemoterapia, Anna Fausta, a situação de estoques de bolsas de sangue está crítica. “Por isso a nossa preocupação de atender devidamente os hospitais, uma vez que precisamos de uma média diária de doações e, infelizmente, não estamos conseguindo alcançar”, disse.

É importante o doador agendar sua visita para evitar aglomerações. No Recife, o agendamento é feito pelo número 0800-081-1535. Para ligações interestaduais: (81) 3182-4630. Já na sede de Caruaru, o agendamento é feito pelo (81) 3719-9569.