MORADORES » Reteste aponta dois novos infectados em Noronha

Publicação: 02/07/2020 07:00

A Administração de Fernando de Noronha informou ontem, por meio de boletim que foram confirmados dois novos casos de Covid-19 na ilha. Os pacientes estavam entre os 40 moradores que desembarcaram no aeroporto Wilson Campos no voo do último sábado. Embora tenham apresentado resultado negativo no exame realizado antes do embarque, o reteste, já em Noronha, acusou a presença do novo coronavírus.

Os dois pacientes, que se encontram assintomáticos, já estavam em isolamento desde a chegada à ilha e permanecerão em quarentena. Outros dois moradores ainda aguardam resultado dos exames. Os demais passageiros do voo, 34 moradores e 24 servidores, tiveram resultado negativo no reteste e foram liberados do isolamento. Com os dois novos casos, sobe para 72 o número de registros de Covid-19 na ilha, sendo 42 identificados pelo Estudo Epidemiológico em curso no arquipélago. Além dos dois moradores confirmados ontem, há ainda um paciente em recuperação, segundo informou a administração da ilha.

No sábado, mais um voo com moradores e servidores chegará a Fernando de Noronha. O transporte aéreo entre o arquipélago e o continente voltou a ter frequência semanal, mas apenas moradores e trabalhadores de serviços essenciais podem embarcar. Para garantir a volta para casa, quem viaja para fora da ilha  tem que fazer um cadastro na Assistência Social do arquipélago. Até o momento, se cadastraram 416 pessoas.

A administração de Noronha, juntamente com o conselho distrital da ilha, organiza os grupos para cada voo, de acordo com as prioridades e entra em contato informando a data do retorno de cada um. Também é necessário, antes do embarque, apresentar exame com resultado negativo para Covid-19, realizado na semana da viagem.

Na chegada a Noronha, todos os moradores e servidores ficam isolados até que saia o resultado de um segundo exame, realizado na ilha. Os números de telefone para os moradores entrarem em contato com a Assistência Social são (81) 99488-3167, 98494-0311, 98494-0307,  99488 3165, 9948-8367 e 99488-4367. O turismo continua suspenso em Fernando de Noronha, por causa da pandemia.