PESQUISA » UFPE cria novo teste para a Covid-19

ANNA TENÓRIO
ESPECIAL PARA O DIARIO
anna.tenorio@diariodepernnambuco.com.br

Publicação: 04/07/2020 08:00

O Grupo de Pesquisas em Computação Biomédica está na fase final do desenvolvimento de um teste rápido da Covid-19. O estudo é do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE e conta com o  professor de engenharia biomédica da universidade e doutor em engenharia elétrica Wellington Pinheiro, o professor e doutor em física Ricardo Emmanuel de Souza e o doutor em biologia aplicada à saúde e diretor do Hospital das Clínicas, Luiz Alberto Mattos. Ao todo são  mais de 20 integrantes, incluindo estudantes.

A descoberta foi batizada de Heg.IA em homenagem à deusa grega da saúde, Hégia (ou Hígia), e à inteligência artificial, representada pea sigla IA. O teste possibilita os resultados em uma ou duas horas com taxa de acerto de 96,89%. De acordo com o professor Wellington Pinheiro, o novo teste não invalida o RT PCR, considerado o exame padrão, mas funciona como alternativa menos cara e mais rápida. “A nossa solução se coloca para aqueles lugares onde não é possível ter tanta disponibilidade de testes”, reforça.

O teste rápido ainda é experimental e começou a ser produzido em março. É voltado a pacientes com sintomas característicos da Covid-19. Os pesquisadores trabalharam com a hipótese de que o novo coronavírus não é uma doença somente do trato respiratório, mas que também é “predominantemente” uma doença do sangue.

Ainda no hospital, após acessar os resultados, o profissional de saúde poderá, então, acessar o sistema Heg.IA onde deverá anexar ou digitar os resultados dos exames de sangue. Então, o sistema irá gerar imediatamente um laudo médico, com diagnóstico positivo ou negativo para a Covid-19 e um direcionamento de internamento. Com esse laudo, a equipe médica poderá decidir a melhor conduta clínica para o paciente.

Ainda segundo Pinheiro, o estudo de caso será feito no município de Paudalho, na Zona da Mata. A escolha foi feita por conta de uma parceria com o município. A cidade tem enfrentado dificuldades de implantação do isolamento social e a curva de casos ainda está ascendente. Paudalho, cuja população é de 54 mil habitantes, já teve 94 casos de síndrome respiratória aguda grave provocada por Covid-19 confirmados,  segundo boletim divulgado na sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde.