Cursos livres serão retomados no dia 17 Escolas de idiomas, cursos profissionalizantes e autoescolas, entre outros, terão que seguir quatro etapas para restabelecer as aulas presenciais

Publicação: 07/08/2020 03:00

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes anunciou ontem a liberação das atividades presenciais para as instituições que oferecem cursos livres - como escolas de idiomas, de condutores (autoescolas), informática, desenvolvimento cognitivo e cursos profissionalizantes - em Pernambuco. As aulas serão retomadas no dia 17 deste mês e devem respeitar quatro fases da liberação.

O secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, esclareceu que os cursos livres não incluem os cursinhos preparatórios para o Enem e vestibulares. Também não estão contemplados nesta liberação os cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A primeira etapa será no dia 17 de agosto, quando estão autorizadas as aulas de cursos livres, mas limitando a 25% da capacidade física da instituição. Nesta primeira fase, só está permitido o acesso de estudantes com 18 anos ou mais. A segunda etapa será a partir de 24 de agosto. Neste momento, serão liberados 50% da capacidade e circulação de alunos com 15 anos ou mais.

Na terceira etapa, a partir de 31 de agosto, a capacidade física da instituição pode ser ocupada em até 75%. Será permitida a entrada de alunos com 11 anos ou mais. A quarta e última etapa será a partir de 8 de setembro, quando as instituições podem chegar a 100% da capacidade.

“A decisão foi tomada após criteriosa análise dos números da pandemia no estado, e as instituições de ensino deverão obedecer ao protocolo setorial de segurança, respeitando as orientações sobre distanciamento social e as medidas de proteção e prevenção. É importante ressaltar que o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 está monitorando o número de casos e, se necessário, a evolução das etapas de retomada pode ser reconsiderada”, afirmou Fred Amancio.

O secretário de Educação enfatizou ainda que, para a retomada das atividades presenciais, as instituições precisarão seguir o protocolo. “Deve ser observado o protocolo geral e da educação, que vai passar por aprimoramento após receber contribuições”, explicou Amancio.  

No dia 13 de julho, representantes de cursos livres do estado pediram a retomada de aulas. Com faixas, o grupo seguiu do Parque 13 de Maio até o Palácio do Campo das Princesas para pedir a volta das aulas presenciais. O grupo integrava o Movimento dos Cursos Livres de Pernambuco, que conta com mais de 500 escolas no estado.

Saiba mais


  • 25% será a capacidade na 1ª fase

  • 18 anos será a idade mínima

  • 500 escolas integram setores