REDE PRIVADA » Escolas se adaptam para retomada ainda sem data

ANAMARIA NASCIMENTO
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/08/2020 03:00

Apesar de o governo do estado ainda não ter definido uma data para o retorno das atividades presenciais nas escolas da educação básica e instituições do ensino superior, unidades privadas mantêm uma rotina de preparação para a chegada dos estudantes. As aulas presenciais, suspensas desde o dia 18 de março, continuam proibidas até 15 de agosto. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco defende retomada imediata.

Entre as determinações definidas no protocolo do estado está a distância mínima de um metro e meio entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores. Outra medida é a promoção de diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação para evitar aglomerações. O documento também prevê a disponibilização de álcool 70% para limpeza das mãos ao entrar e sair do estabelecimento de ensino.

Na Escola Planeta Kids, voltada para berçário e educação infantil, um protocolo próprio foi criado, considerando as exigências do estado e as recomendações feitas pelo sindicato. “Vamos priorizar as atividades ao ar livre. Instalamos pias na entrada da escola, com diferentes tamanhos, para serem usadas por adultos e pelas crianças”, disse a diretora pedagógica da escola, Flávia Lyra.

O Colégio Boa Viagem também criou um documento próprio para guiar a retomada. O protocolo da escola contempla métodos e procedimentos para prevenir a transmissão da Covid-19 e foi revisado e validado pela D'Or Soluções, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, especializada em gestão de saúde e segurança do trabalho. “O momento ainda exige muita atenção e responsabilidade, por isso, estamos trabalhando com todo o cuidado para garantir a segurança e a saúde dos nossos colaboradores, responsáveis e alunos nesta volta”, disse o diretor George Diniz.

O fluxo de pessoas pelos ambientes da escola será restringido, de acordo com o espaço físico disponível e diretrizes governamentais. Além disso, a capacidade de cada sala de aula será revista de acordo com metragens mais espaçadas para ocupação dos alunos. As áreas comuns, a exemplo das filas de banheiros, das cantinas e para aferição de temperatura próximas às entradas, terão demarcações no piso indicando distanciamento.