CASA AMARELA » Mercado faz vistorias diárias para fiscalizar uso de máscaras

Publicação: 07/08/2020 05:50

Quem vai ao Mercado de Casa Amarela, epicentro comercial de um bairro que contabiliza 245 casos e 54 mortes por Covid-19, já vê certo relaxamento, por parte de comerciantes e clientes, com relação ao uso de máscaras, mesmo com fiscalizações constantes.

O vendedor Reginaldo Benevides da Silva, 54, lamentou que algumas pessoas não utilizam máscaras e não seguem as medidas de higiene no local. “Eu e minha esposa estamos sempre usando máscara, mas o pessoal não cumpre. O que a gente mais vê é recomendação do governo para lavar as mãos, usar máscara, álcool em gel, mas o pessoal não liga não. Agora que os casos estão estabilizando em Pernambuco temos que tomar mais cuidado para não piorar novamente”, desabafa.

O gestor do mercado, Severino Malheiros, informou que vistorias são feitas diariamente para identificar os trabalhadores que não estão cumprindo com as medidas. “Estamos fazendo todo tipo de controle, cumprindo com as determinações do governo e da prefeitura. Distribuímos máscaras, álcool em gel e fiscalizamos diariamente o setor das feiras. A gente adverte as pessoas e, se houver resistência, nós interditamos as barracas”, informou.

No dia 31 de julho, o governador Paulo Câmara assinou um decreto que regulamenta a lei número 16.918, de 18 de junho de 2020, dispondo sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras fora dos domicílios, em todo o estado, durante o período da pandemia da Covid-19. De acordo com o decreto, os órgãos públicos e estabelecimentos privados devem proibir a entrada, em seu recinto, de pessoas que não estiverem utilizando máscaras.

Caso sejam identificados indivíduos sem proteção, os responsáveis pelos órgãos ou estabelecimentos deverão orientá-los. Em caso de recusa, deverão determinar a retirada do infrator, inclusive com força policial. Empresas privadas que descumprirem a norma poderão ser autuadas e sofrer desde uma advertência até multas entre R$ 1 mil e R$ 100 mil. (Carol Guerra)