ALERTA » Síndrome pediátrica pode estar ligada à Covid-19

Publicação: 07/08/2020 05:50

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está encaminhando aos serviços de saúde nota técnica com orientações sobre a notificação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de um quadro que acomete crianças e adolescentes e está possivelmente relacionado à Covid-19, contudo ainda sem estudos que comprovem essa relação causal.

O primeiro alerta da problemática foi dado em abril pelo sistema de saúde inglês. Em seguida, outros países da Europa e América do Norte reportaram casos. O Ministério da Saúde (MS) fez um alerta em maio para chamar a atenção da sociedade pediátrica e divulgou, na segunda quinzena de julho, orientações sobre esse tipo de notificação, para identificar e monitorar casos.

Os relatos das ocorrências descrevem manifestações sindrômicas caracterizadas por febre persistente e elevada acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir hipotensão (pressão baixa ou choque), comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios.

O paciente hospitalizado pode apresentar manifestações cardiovasculares ou gastrointestinais agudas (diarreia, vômito, dor abdominal); conjuntivite ou manifestações cutâneas. Os sintomas respiratórios não são presentes em todos os casos.

Até o momento, Pernambuco registrou dois casos da síndrome - uma criança de cinco anos residente de Joaquim Nabuco, atendida no Hospital Correia Picanço; e outra de 12 anos, residente de Sirinhaém, atendida no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Pandemia em PE

  • 1.074 novos casos confirmados ontem

  • 101.395 casos foram confirmados desde o começo da pandemia

  • 70 novos óbitos foram confirmados
    - 38 do sexo masculino
    - 32 do feminino

  • 6.828 mortes foram registradas no estado desde o começo da pandemia