AMôNIA » Suape diz que armazena nitrato

Publicação: 07/08/2020 05:50

A administração do Porto de Suape retificou informação que divulgou na quarta-feira e afirmou ontem que tem armazenadas 700 toneladas de nitrato de amônio, material que teria causado a trágica explosão da terça-feira no Porto de Beirute, no Líbano. Mas a administração do espaço descarta risco de acidente semelhante ao que aconteceu no país do Oriente Médio porque o conteúdo está armazenado em condições e circunstâncias mais seguras, além de não ficar muito tempo na localidade.

O porto informou que o nitrato está em um galpão privado isolado, em condições e protocolos de segurança checados anualmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e com autorização e fiscalização do Exército Brasileiro. O volume do material também é dinâmico (varia bastante).

“Não existe, hoje, entrada do nitrato de amônia no Porto de Suape, nos moldes do Porto de Beirute, com grandes navios concentrando grande quantidade do produto a granel. Desde agosto de 2016, as entradas do produto se dão por contêineres - muito mais seguros por serem herméticos -, com no máximo 27 toneladas cada, e são armazenados por pouco tempo em terminais de administração privada, sob autorização, protocolos e fiscalização do Exército”, pondera a administração, em nota.

Também não há movimentação do nitrato de amônia em áreas públicas de Suape. “E os terminais de uso privado têm suas próprias licenças operacionais dos devidos órgãos de controle, que avaliam os riscos de cada operação, os procedimentos preventivos e as respostas a acidentes”, acrescenta a nota.