DIA DOS PAIS » Transformando os sonhos em realidade Filho de berço humilde, o policial militar aposentado Valdemir venceu na vida com esforço e fé, se tornando exemplo para seus filhos

Publicação: 07/08/2020 05:50

O maior sonho do guarda patrimonial e policial militar aposentado Valdemir Soares dos Reis, 58 anos, era ver os filhos bem encaminhados na vida. O pernambucano que saiu da zona rural de Triunfo, no Sertão, aos 18 anos, para trabalhar e constituir família, trilhou um longo caminho, com muita garra, e se orgulha dos frutos colhidos.

Valdemir é pai de Weverson 31 anos, Wendel, 29, e Raycia, 26, e se enche de orgulho de ter um filho policial militar e os outros dois filhos formados na UFPE em odontologia e medicina. “Ele é um símbolo de honestidade e de entrega para a família toda. Além de ser um bom pai, é um ótimo filho, e cuida muito da nossa avó, Maria Soares, de 83 anos”, conta o filho do meio, Wendel.  

Homem de muita fé, Seu Reis, como é conhecido na cidade de Carnaíba, sempre ensinou o caminho de Deus, nunca deu “luxo” aos filhos, mas mostrou que somente a educação tem o poder de transformar. “Ele queria que a gente se formasse e agarrasse as oportunidades que ele não teve. Saiu do sítio muito novo, trabalhou na roça, precisou parar de estudar e só depois de casado fez supletivo. Hoje é muito realizado por ter dado educação aos filhos. Isso o orgulha bastante”, diz Wendel.

Wendel e Raycia se mudaram para o Recife para concluir a universidade e a família se viu dividida por alguns anos. “Como a gente estudava no Recife, minha mãe viajava muito para a capital. Nessa época, ele ficava em casa com meu irmão. Assumia todas as tarefas, como varrer calçada, fazer comida e arrumar tudo. Apesar de sempre estar trabalhando, foi um pai presente”, recorda Wendel.

Sempre muito reservado e caseiro, os momentos de lazer de Seu Reis são em frente à TV assistindo às partidas do Sport. Outro hábito seguido à risca dentro de casa são as refeições em família. “Ele preserva muito esses costumes de almoçar e jantar todo mundo junto. A gente se desdobra e faz de tudo para chegar no horário certo, sai correndo do trabalho. Isso deixa ele feliz”.

Uma das maiores qualidades de Seu Reis, na visão de seus filhos, é a humildade. Ele ensinou os filhos a tratar bem todas as pessoas, independentemente de qualquer coisa. “Ele sempre nos disse para ouvir mais do que falar, lembrando que temos dois ouvidos e uma boca. Um bom pai é aquele que sabe conversar, dá exemplo e é o exemplo. Precisa ser honesto para que o filho possa se espelhar. E me espelho muito nele”, diz Wendel.