Acidente na beira-mar deixa quatro feridos Motorista de 20 anos dirigia em alta velocidade, quando perdeu o controle do carro, que atingiu um veículo e invadiu a ciclovia e o calçadão da Praia de Boa Viagem

Publicação: 21/09/2020 03:00

Um grave acidente assustou os frequentadores da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã de ontem. Por volta das 11h, um automóvel em alta velocidade colidiu com outro veículo na avenida da beira-mar, invadiu a ciclovia e o calçadão e deixou quatro feridos, sendo dois em estado grave. A condutora do carro atingido, um ciclista e dois pedestres foram socorridos no local. As cenas foram registradas por câmeras de segurança de um edifício.

O Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) realizaram os primeiros socorros e encaminharam as vítimas para unidades de saúde da região. Os agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)  também compareceram para controlar o trânsito e aglomeração. Um engarrafamento se formou no local, e o tráfego da Avenida Boa Viagem precisou ser desviado para a Rua Pereira da Costa.

O motorista do carro causador do acidente, identificado como Ezequiel dos Santos, de 20 anos, não teve ferimentos. A condutora do outro veículo, Rafaela Borges, de 36 anos, sofreu uma fratura exposta na clavícula e foi encaminhada ao Real Hospital Português, na área central do Recife, em estado grave. A assessoria do RHP confirmou a entrada da vítima na unidade, mas informou não ter autorização da família para repassar o boletim de saúde.

Outras três pessoas ficaram feridas. O ciclista atingido usava equipamentos de proteção, como capacete, e teve ferimentos e escorriações leves na cabeça e no rosto. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Rogério Lacerda foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul, mas já recebeu alta.

As outras duas vítimas que caminhavam no calçadão foram direcionadas para hospitais particulares do Recife. Uma delas, Luciana Campelo, segue internada no Hospital Santa Joana, mas a assessoria também informou não ter autorização de repassar o quadro de saúde. A outra pessoa atingida foi atendida no Hospital Unimed Recife, na Ilha do Leite, e liberada ainda no início da tarde.

O condutor estava em alta velocidade em uma Tucson branca, quando perdeu o controle do veículo, colidiou com a traseira de um Polo prata e invadiu a ciclofaixa, atingindo as quatro pessoas e danificando os equipamentos de exercícios físicos instalados no calçadão. A CTTU realizou o teste de alcoolemia no motorista, e o resultado deu negativo para álcool no sangue. O rapaz não foi detido e ficará à disposição da Justiça até a conclusão da perícia.

De acordo a CTTU, a via possui equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade em toda a extensão, calçadão largo para pedestres e uma rota ciclável do tipo ciclovia, ou seja, separada por elementos de concreto.  A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai checar eventual reparo nos equipamentos.