CAMPANHA » Fundação lança Natal da Esperança e acende árvores

Publicação: 21/09/2020 03:00

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança amanhã, às 18h, o Natal da Esperança. Em um ato simbólico, a instituição montará duas árvores confeccionadas pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne), com mensagens altruístas: uma no jardim do campus sediado em Casa Forte, Zona Norte do Recife, e outra no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho.

A campanha de arrecadação de donativos será iniciada também na terça-feira. Todos os campi da Fundação (Casa Forte, Derby, Apipucos e Engenho Massangana e Cabo de Santo Agostinho) receberão doações de alimentos que serão distribuídos entre as famílias de comunidades.

“Joaquim Nabuco, no livro Minha formação, compara a esperança a uma planta delicada, que cresce dia a dia. Inspirada nessa ideia do nosso patrono, a Instituição decidiu antecipar o lançamento da celebração para um dia após o início da primavera, a estação das flores”, explica o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

As árvores terão estrutura de quatro metros de altura e estão sendo construídas com garrafas recicláveis, tecidos de malha e fios de LED. Para a decoração, serão adicionadas folhagens de árvores diversas, a exemplo da amendoeira-da-praia ou pé de castanhola (Terminalia catappa L.). As folhas contarão, cada uma, com bordados feito à mão por crianças e adultos das comunidades do Areal, no bairro de Apipucos, no Recife; Camela, no distrito do município de Ipojuca, e Massangana, vizinha ao engenho gerenciado pela Instituição pernambucana no Cabo.

Ao todo, 40 kits foram enviados para as comunidades, contendo diversos tipos de linha, como costura e crochê, com gramaturas e cores variadas, lantejoulas, tesouras, colas e papéis.