O retorno aos templos do aprendizado Bibliotecas do Compaz reabrem após fase mais aguda da pandemia e viram ferramenta na preparação de alunos para as provas do Enem

Publicação: 18/09/2020 03:00

Abertos desde o dia 1° de setembro, os Centros Comunitários da Paz (Compaz) estão recebendo estudantes que se preparam para o Enem. As provas foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro, de forma presencial, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, no formato digital. Os inscritos tiveram que mudar os planos, já que as aulas seguem suspensas por conta da pandemia. Por isso, as bibliotecas públicas se tornaram alternativa para estudar.

Danilo Ferreira, 25, frequenta diariamente a biblioteca do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. “Antes da pandemia, eu tinha uma rotina já estabelecida e vinha estudar aqui por ser um lugar calmo, silencioso e ter acesso a livros e computador. Além disso, é uma opção perto de onde moro. Em casa temos mais distrações, perdemos o foco com qualquer coisa. Já na biblioteca temos aquele momento mais reservado”, comenta.

Quem estudava em grupo também precisou se readaptar. O bacharel em direito, Jair Pereira, 34, é integrante de uma turma de 20 pessoas que estudam para o concurso da Polícia Civil. Por causa do isolamento social, eles criaram um grupo no Whatsapp para manter contato e trocar dicas. A partir desse mês, com a reabertura das bibliotecas municipais, o grupo se divide para frequentar o espaço.

“Nos dividimos em grupos de cinco a seis pessoas para frequentar as bibliotecas e estudar juntos. Há três anos estudo para realizar meu sonho de ser delegado e mantenho meu foco da forma que dá. Em casa, com meus livros e na troca de aprendizado no grupo”, diz.

As bibliotecas estão funcionando com 30% da capacidade. A entrada é restrita a maiores de 16 anos. A prioridade são moradores das comunidades que vão prestar vestibular ou concursos. Os frequentadores devem manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 14h. Por enquanto, apenas os computadores as mesas de estudo estão disponíveis. O tempo máximo de utilização das máquinas é de uma hora por usuário, sem renovação. A biblioteca suspendeu temporariamente a consulta ao acervo de livros, jornais e revistas impressos.

“Estamos seguindo todos os protocolos nacionais e internacionais de segurança sanitária. A cada uso, os computadores passam por uma higienização. Precisamos suspender temporariamente o manuseio de impressos porque ainda não há um consenso sobre a melhor forma de sanitização, já que seria um objeto compartilhado entre os usuários. Ainda limitamos o acesso de um estudante por mesa”, explica a gestora da Biblioteca Afrânio Godoy, do Compaz do Alto Santa Terezinha, Daiane Rebelo.

Saiba mais

O Recife tem cinco bibliotecas públicas municipais que funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 14h. Três delas estão localizadas nos Centros Comunitários da Paz:

  1. Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes
    Rua Maj. Afonso Leal, s/n°, Casa Amarela

  2. Biblioteca Afrânio Godoy (Compaz Governador Eduardo Campos)
    Av. Aníbal Benévolo, s/n°, Linha do Tiro

  3. Biblioteca Carlos Percol (Compaz Escritor Ariano Suassuna)
    Av. Gen. San Martin, 1.208, Cordeiro

  4. Biblioteca Júlia Santiago (Compaz Governador Miguel Arraes)
    Avenida Caxangá, 653, Madalena

  5. Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite
    Rua Jacira, s/n°, Afogados