Um martírio diário traduzido em números Dados mostram que descumprimento de horários lidera as reclamações entre usuários de ônibus e que a linha Piedade/Rio Doce é campeã de críticas

DIOGO CAVALCANTE
diogo.couto@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2020 03:00

Queima de parada, falta de urbanidade (civilidade) e não cumprimento de horários. Há três anos consecutivos, esses pontos se revezam como as principais queixas dos usuários de ônibus da Região Metropolitana do Recife ao órgão gestor do sistema, o Grande Recife Consórcio de Transporte. Os números parciais de 2020 estão menores que dos anos anteriores (7.206 até 14 de setembro), mas entre 2018 e 2019, a quantidade de reclamações cresceu 20% (de 13.787 a 18.405). Já a linha campeã em críticas, neste ano, é a 910 - Piedade/Rio Doce. Entretanto, as empresas operadoras garantem que tomam as medidas necessárias para diminuir possíveis desconfortos.

Os dados foram obtidos pelo Diario por duas fontes: a Lei de Acesso à Informação e o Grande Recife Consórcio de Transporte. Nos últimos três anos, foram 13.918 queixas de queima de parada (5.670 em 2018, 6.108 em 2019 e 2.140 em 2020). O tópico liderou o ranking em 2018 e 2019, mas em 2020 perdeu o lugar para o não cumprimento do quadro de horário, que ocupava a segunda posição nos dois anos anteriores. A falta de urbanidade - que são os desentendimentos de motoristas e/ou cobradores com passageiros - figura nos três anos como a terceira reclamação mais recorrente (2.447 em 2018, 2.748 em 2019 e 628 em 2020).

A linha mais criticada do sistema é a 910 - Piedade/Rio Doce, que é a mais extensa de todo o sistema de transporte público metropolitano - são 75 quilômetros que, em tese, resultam em uma viagem de 2h30 cortando três cidades - Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda. Entre 1º de janeiro e 14 de setembro de 2020, essa linha aparece com 216 reclamações. Em segundo lugar, vem a 050 - PE-15/Boa Viagem, com 133; e em terceiro a 645 - Av. Norte (Macaxeira), que acumula 125 críticas de passageiros.

Morador de Rio Doce, o estudante Daniel Galvão, de 16 anos, ainda lembra da última raiva que passou com a linha 910. “Eu e meus amigos tínhamos saído do treino e fomos para a parada. Demorou meia-hora para passar um Rio Doce/Piedade e, quando apareceu, a gente botou a mão e o motorista passou direto. Já aconteceu comigo, mas meus amigos ficaram muito furiosos. Tem que ter mais cuidado com isso”, opina.

A recepcionista Lucibelle Augusta, 30, não usa o 910, mas já vivenciou os três tópicos mais reclamados do levantamento. “Queima de parada mesmo é uma coisa que dá raiva. Tem motorista que, quando vê um ônibus parado em frente à parada, muda de via no trânsito e vai por fora, aproveitando para pular a parada. E nem adianta dar mão e lá vai você esperar de novo outro”, diz ela, que mora em Maranguape. “Eu sempre ligo para o Grande Recife para reclamar. A gente tem que falar, senão não muda nada”, acrescenta.

DESRESPEITO

O cotidiano dos usuários de ônibus também é feito de situações desagradáveis que nem sempre aparecem nos primeiros lugares das listas de queixas. Laís Priscilla, 19, sentiu-se desrespeitada quando um motorista se recusou a abrir a porta do meio para que ela entrasse com o filho Luan Victor, 2, e deu partida sem levá-los. Neste caso, mesmo com o horário cumprido, o serviço deixou de ser prestado.

As queixas dos passageiros

Ranking de reclamaçõs


2018

5.670 - Queima de parada
3.280 - Não Cumprimento do quadro de Horário
2.447 - Falta de Urbanidade
   558 - Deficiência de Manutenção (PEV)
   559 - Deficiência de Manutenção

2019
6.108 - Queima de parada
4.368 - Não Cumprimento do quadro de Horário
2.748 - Falta de Urbanidade
1.244 - Deficiência de Manutenção (PEV)
   593 - Dirigir perigosamente

2020 (até 14/09)
2.554 - Não Cumprimento do quadro de Horário
2.140 - Queima de parada
   628 - Falta de Urbanidade
   382 - Deficiência de Manutenção (PEV)
   254 - Descumprimento de portaria ou decreto

Saiba mais

Para fazer uma reclamação, há três caminhos*:


  1. WhatsApp do Grande Recife
    (081) 99488-3999

  2. Redes sociais
    Grande Recife - consorcio oficial no Facebook,
    @GrandeRecife no Twitter @granderecifeoficial no Instagram

  3. Telefone
    0800-081-0158

  4. Indo presencialmente à sede, no Cais Santa Rita, Centro do Recife
    *O usuário deve ter informações como número de ordem do veículo (que fica na frente, atrás, nas laterais e em cima do ônibus), nome da linha, horário e local do incidente. “Precisamos disso para apurar o que aconteceu e, se for o caso, notificar e multar a empresa”, conta Marcus Petrônio, gerente do Grande Recife.

Linhas com mais reclamações em 2020 (entre 01/01 e 14/09)
910 – Piedade / Rio Doce                   216
050 – PE-15 / Boa Viagem                  133
645 – Av. Norte (Macaxeira)                125
216 – TI Barro / Cajueiro Seco            108
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)    103

Autuações às empresas de ônibus

2018

2.186 autuações que geraram 1.335 multas

2019
2.571 autuações que geraram 1.456 multas

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte