Campus remoto ressignificou a universidade

Publicação: 31/10/2020 08:00

Os desafios de se adaptar às restrições impostas pela pandemia não se restringiram à educação básica. No ensino superior, um novo panorama foi traçado em 2020, com a adoção do ensino emergencial à distância.

O estudo Efeitos da pandemia na educação superior brasileira, do Instituto Semesp, pontua que “as instituições privadas de ensino superior, responsáveis por 75% dos alunos de graduação, estão realizando investimentos  como adoção de novas plataformas, ampliação da segurança digital e pacotes para acesso à internet, tudo isso com a finalidade de ofertar um serviço remoto de qualidade.”

Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a resposta às limitações foi dada rapidamente. No dia 15 de março, o Consórcio Universitas – formado pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de Pernambuco (UPE), Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além da Unicap – anunciou a suspensão das atividades presenciais. Três dias depois, a Católica já havia feito a virada total para o digital e oferecia aulas remotas aos estudantes.

Como a maioria das instituições do estado estavam com as aulas suspensas, a Unicap anunciou a possibilidade de os estudantes de outras universidades, centros universitários e faculdades fazerem “intercâmbio” para a Católica sem sair de casa. A Unicap recebeu 40 alunos da UPE, 24 da UFPE, dois do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além de alunos de outras instituições privadas. Entre os cursos estavam administração, engenharia civil e direito.

“Já existia uma preparação da Unicap em relação às ferramentas digitais, mas isso foi acelerado e fortalecido. Conseguimos responder aos desafios e concluímos o primeiro semestre num tempo bem próximo ao previsto. Tivemos formatura, como a da primeira turma de medicina. Incluímos alunos que não tinham acesso às tecnologias, capacitamos professores e aplicamos políticas como a concessão de 10% de desconto por adimplência, além de facilitar o trancamento de disciplinas e cursos. Hoje, estamos acolhendo no presencial as atividades práticas, com todos os mecanismos de segurança”, esclareceu o pró-reitor de Graduação e Extensão da Unicap, Degislando Nóbrega.