ÍNDICES » Cenário positivo no estado, diz Wanderson

Publicação: 31/10/2020 03:00

O epidemiologista e ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, tem analisado o cenário epidemiológico da Covid-19 em Pernambuco e, de acordo com as análises das últimas semanas, diz considerar que o estado continua em fase de desaceleração da doença. O especialista ressalta que em meados de julho, Pernambuco apresentava 83 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, o número está em 13 por 100 mil. Isso significa uma redução de 83%.

Em relação à análise dos  casos graves, o epidemiologista informa ainda que a queda foi de 93% e nos óbitos, 95%, na comparação do mesmo período. Ele destaca que os principais indicadores mostram uma redução e que pequenas oscilações em algumas semanas são esperadas.

"Temos vários parâmetros que devem ser levados em consideração. A ocupação dos leitos, obviamente, é uma fonte de informação, mas também a positividade dos testes. Então, tem que fazer uma avaliação um pouco mais precisa. Até o momento, não me parece que há nenhuma alteração no padrão epidemiológico", afirma Wanderson Oliveira.

Mesmo assim, o especialista mostra preocupação pelo fato das pessoas estarem relaxando nas medidas de prevenção. "O fato de termos uma redução no número de casos não significa que a gente possa deixar de usar máscara, evitar de fazer aglomerações. Temos que manter todos os procedimentos e os cuidados que a gente vinha tomando desde o início da pandemia", ratifica.