Crimes violentos aumentam na pandemia População negra continua sendo a maior vítima da violência. SDS ressalta que aumento foi 50% inferior à média da Região Nordeste

Publicação: 20/10/2020 03:00

De janeiro a junho de 2020, 1.962 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número representa aumento de 11,8% com relação ao mesmo período de 2019, que foi de 1.755 vítimas. Os dados que revelam um aumento no número de homicídios no Estado foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, através de documento anual que se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal. Os números absolutos em todo o país foram ainda maiores, sendo 25.712 MVIs neste primeiro semestre de 2020 e 24.012 no mesmo período de 2019.

Neste ano, a edição do Anuário faz um balanço mais amplo acerca dos impactos da pandemia do novo coronavírus no crime e na violência em todo o país. “Ao olharmos retroativamente para o cenário que efetivamente se desenvolveu, podemos perceber que as previsões mais pessimistas não se concretizaram. Porém, infelizmente, é fato que o Brasil perdeu, entre 2019 e 2020, uma grande oportunidade de transformar a tendência de redução das mortes violentas intencionais observada entre 2018 e meados de 2019 em algo permanente e que servisse de estímulo para salvar ainda mais vidas”, concluem especialistas em segurança pública no documento.

Outra triste amostra do Anuário é que a população negra continua sendo a maior vítima da violência. A estatística atinge os próprios policiais, já que mais de 60% dos policiais civis e militares mortos em serviço são negros. As principais vítimas das intervenções policiais são principalmente homens negros na faixa etária de 30 anos.

NACIONAL
O aumento também foi registrado quanto a Mortes Violentas Intencionais (MVI), que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte. Os dados mostram que os homicídios têm crescido no Brasil desde o último trimestre de 2019, o que caracteriza o 9º mês seguido de crescimento. Foram 25.712 MVIs no primeiro semestre de 2020 contra 24.012 no mesmo período de 2019. O maior crescimento do período foi verificado no Ceará, que quase viu dobrar o número de MVI no primeiro semestre de 2020.

Além do Ceará, outros 13 estados apresentaram acréscimo de mortes violentas intencionais acima da média nacional no primeiro semestre de 2020. São eles: Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo.

Ao todo, 74,3% das vítimas de intervenções policiais eram jovens de no máximo 29 anos, percentual bastante superior à média dos demais homicídios, nos quais jovens perfazem 51,6% das vítimas. Quanto à raça/cor, 79,1% das vítimas de intervenções policiais que resultaram em morte eram pretas e pardas. O percentual é superior à média nacional verificada no total das mortes violentas intencionais, em que 74,4% de todas as vítimas são negras. É de destacar que padrão similar foi encontrado entre os policiais vítimas de homicídio e latrocínio, sendo que 65,1% dos agentes de segurança assassinados no último ano eram pretos ou pardos.

SDS
Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que colocou em prática um conjunto de ações para fazer os homicídios recuarem, como ocorreu nos anos de 2018 e 2019, quando o Estado destacou-se nacionalmente com maior percentual de redução nos crimes letais contra a vida. No texto, a SDS conclui que o levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que Pernambuco teve um crescimento de metade da média regional, tendo ficado com a terceira menor variação percentual.