ENSINO SUPERIOR » Enade aponta cursos de excelência no estado

Publicação: 21/10/2020 03:00

Estudantes de universidades públicas federais e de cursos presenciais têm os melhores desempenhos em avaliações que medem a qualidade dos cursos de educação superior no país, de acordo com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Pernambuco, pelo menos 18 graduações de cinco instituições - três federais, uma estadual e uma privada - atingiram conceito 5, o maior desempenho possível na avaliação.

O Inep analisou 29 áreas do Ano 1 do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foram 8.368 cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Os resultados são do chamado Conceito Enade.

A Universidade Federal de Pernambuco recebeu conceito máximo nos cursos de engenharia civil, enfermagem, farmácia, nutrição, arquitetura e urbanismo, fisioterapia, fonoaudiologia, engenharia de produção e medicina. Já a Universidade de Pernambuco teve avaliação 5 em medicina e fisioterapia. O Instituto Federal de Pernambuco se destacou em tecnologia da gestão ambiental, a Universidade Federal do Vale do São Francisco em agronomia, educação física e enfermagem, e o Centro Universitário Favip Wyden tirou 5 em engenharia ambiental.

Entre as federais de todo o país, 46% dos cursos ofertados conseguiram conceito 4 e 24,1% o conceito 5. Já entre as instituições privadas com fins lucrativos, aquelas que concentram o maior número de estudantes matriculados que fizeram a avaliação, 11% dos cursos obtiveram conceito 4 e 1,4% o conceito 5. A maior porcentagem dos cursos em instituições privadas com fins lucrativos obteve conceito 2, ou seja, abaixo da média, 40,9%.

“Vamos focar mais na qualidade e não tanto na quantidade. Se a gente fizer isso, teremos mais impacto na sociedade”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Sabemos que bons cursos estão ligados à formação de bons profissionais. Na ponta, é a sociedade que se beneficia e, ao mesmo tempo, o Estado que cumpre uma de suas responsabilidades.” (Com Agência Brasil)

Cursos com conceito 5

UFPE

Recife:

Engenharia civil
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
Arquitetura
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Engenharia de produção

Caruaru:
Engenharia civil
Medicina

Vitória de Santo Antão:
Nutrição
UPE
Medicina (Recife)
Fisioterapia (Petrolina)

IFPE

Tecnologia em gestão ambiental (Recife)

Univasf (Petrolina)
Agronomia
Educação física
Enfermagem

Centro Universitário Favip Wyden
Engenharia ambiental (Caruaru)