CHECK-UP » Leão do Dois Irmãos passa por exames

Publicação: 20/10/2020 03:00

Considerado idoso por ter 20 anos, o leão do Parque Estadual de Dois Irmãos passoupor uma longa bateria de exames. O manejo do animal foi realizado por uma equipe de multiprofissionais, formada por mais de 30 pessoas, entre médicos veterinários de diferentes especialidades, técnicos, biólogos, zootecnista e tratadores. O check-up – promovido pelo Parque em parceria com quatro clínicas veterinárias privadas, UFPE e UFPB – revelou que, embora apresentasse poucos sinais da idade avançada, o leão está com tumores na boca e na testa.

O procedimento durou cerca de três horas e Leo, como é conhecido, precisou ser anestesiado. Nesse tempo, ele passou por consultas com veterinários especializados em clínica geral, odontologia, oncologia, cardiologia, além de fazer exames de imagem (radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma). Três cirurgiãs – presentes ao manejo – também coletaram sangue e amostras dos tumores.

Segundo o responsável técnico pelo Parque de Dois Irmãos e veterinário, Márcio Silva, a decisão de fazer um check-up veio após o leão apresentar um pequeno sangramento na boca, tratado com anti-inflamatório.  Ao abrir a boca dele, a dentista veterinária constatou a existência do tumor na base do dente canino inferior esquerdo e era isso que estava causando o sangramento. Já a ultrassonografia revelou que Leo possui algumas alterações no fígado e no baço.