DIA DO COMERCIáRIO » Na praia, muita gente e pouca máscara

Publicação: 20/10/2020 03:00

O feriado do Dia do Comerciário, ontem, foi de pouco movimento nas ruas do Recife. Na orla da capital,  porém, o cenário era diferente: muita gente aproveitou o sol para ir às praias. Em Brasília Teimosa, apesar do grande fluxo de pessoas - e das orientações das autoridades sobre o combate ao novo coronavírus -, quase ninguém usava máscara na faixa de areia.

A comerciante Eliane Morais, 56, vende lanches e bebidas na orla de Brasília Teimosa. De máscara, ela conta que ficou satisfeita com o grande movimento na praia, mas preocupada com a falta de cuidado das pessoas. “Para se prevenir, [os banhistas] deveriam usar máscara sempre que saíssem da água”, diz.

Para a comerciante Carla Maria, 37, o uso de proteção contra o novo coronavírus não é tão importante, ao contrário do que pesquisadores e autoridades têm afirmado ao longo dos últimos meses. “Eu não acho importante, porque eu vejo que o uso é só para quem tem baixa imunidade ou alguma doença”, afirma.

Frequentadores assíduos da orla de Brasília Teimosa, Ivan Ferreira, 62, e Edina Alves, 56, demoraram a voltar à praia depois do início da pandemia. Segundo eles, a grande quantidade de gente sem máscara no local era intimidadora. “No trabalho, usamos máscara frequentemente, mas aqui não vemos isso”, diz a frequentadora.

O casal lamenta a falta de cuidado dos banhistas, e ressalta a importância da proteção. “Eu vou me prevenir e também vou evitar transmitir o problema para os outros. É incômodo, mas devemos usar [máscara]”, afirma Ivan.

Nesta segunda-feira (19), Pernambuco registrou 101 novos casos de Covid-19 e três mortes pela doença confirmadas. Ao todo, o estado contabiliza 156.130 casos e 8.490 mortes causadas pelo novo coronavírus.