Rede estadual investe R$ 23 milhões na readaptação de suas escolas

Publicação: 31/10/2020 08:00

Se para as escolas privadas, onde a maioria dos estudantes tem acesso às novas tecnologias, foi trabalhosa a adaptação à realidade da pandemia da Covid-19, na rede pública de ensino, os desafios foram ainda maiores. Após iniciar a transmissão de aulas remotas via internet e pela televisão, o estado fez um investimento de R$ 23 milhões para garantir internet gratuita aos estudantes da rede estadual de ensino. O programa, denominado “Conecta Aí”, beneficia cerca de 500 mil alunos de escolas públicas, patrocinando pacotes de dados de internet para acesso gratuito ao material da Plataforma Educa-PE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom. Os dados utilizados são pagos pelo governo.  

“Desde o fim de semana anterior à decisão de suspensão das aulas, a partir de 18 de março, mobilizamos as equipes da Secretaria (Estadual de Educação e Esportes) para trabalhar nessa questão. Sabíamos que o período de suspensão não seria curto e precisávamos dar continuidade às aulas. De imediato, iniciamos um planejamento para garantir a oferta de aulas e atividades não presenciais, uma vez que há questões como desinteresse, abandono escolar e outros problemas que decorrem do período de afastamento”, recorda o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Na semana seguinte à paralisação das atividades presenciais, o estado passou a oferecer, pela internet, materiais para que os alunos continuassem estudando de casa. Para aprimorar o trabalho dos professores da rede, cerca de 15 cursos online foram oferecidos para que eles se preparassem para a nova realidade. Posteriormente, apareceu a necessidade de oferecer internet para garantir o acesso aos estudantes. Foi quando o Conecta Aí surgiu.

Além de adaptar a rede, coube à Secretaria de Educação debater com vários setores e criar o protocolo que norteou a adaptação para a convivência com o novo coronavírus. “Em maio, mesmo sem um horizonte para isso, começamos a planejar o processo de retomada. Estudamos documentos nacionais e internacionais e observamos como estava sendo o comportamento nos países que estavam autorizando a volta às aulas. Tivemos a responsabilidade de construir a proposta não só para a rede estadual, mas para a privada, para os cursos livres.

Principais pontos do protocolo

1. Distanciamento social


  • Manter pelo menos 1,5 metro de distância entre os estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores em todos os ambientes

  • Manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula

  • Suspender a realização de eventos presenciais (comemoração de datas festivas) em que esteja prevista grande concentração de pessoas

  • Promover diferentes horários de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações;

  • Estabelecer distanciamento de dois metros entre os estudantes no momento da refeição

2. Proteção/prevenção


  • Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua por todas as dependências do estabelecimento de ensino*

  • Manter constante  higienização das mãos, evitando tocar a boca, o nariz e o rosto. Quando for inevitável, lavar as mãos antes e depois

  • Um profissional designado pelo estabelecimento de ensino deverá medir a temperatura de todas as pessoas

  • Disponibilizar álcool em gel 70% para limpeza das mãos

  • Reforçar a limpeza e a desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, botões)

* Observar as orientações específicas quando se tratar de crianças de até 2 anos.


3. Comunicação e monitoramento


  • Estimular a criação de comitê operacional nos estabelecimentos de ensino para reunir informações, convocar esforços, analisar situações e planejar ações

  • Orientar a comunidade acadêmica sobre ações de higiene necessárias

  • Elaborar cartilhas e afixar cartazes sobre os cuidados necessários em relação à Covid-19

  • Estabelecer canais de comunicação para os pais ou responsáveis, estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores sobre os protocolos

  • Realizar formação com os profissionais envolvidos em todos os processos da alimentação nos estabelecimentos educacionais

  • Após a permissão para o ensino médio, o governo de Pernambuco autorizou o início da retomada das aulas presenciais do ensino fundamental e da educação infantil. O retorno – que, inicialmente, contempla apenas as unidades privadas – será por etapas, começando no dia 10 com as turmas dos anos finais (sexto ao nono ano).

4. Vigilância epidemiológica

  • Estimular os pais ou responsáveis, que devem notificar a escola em caso suspeito, a monitorar seus filhos em busca de sinais de doenças infecciosas

  • Isolar, em casos de pessoas com 37,5ºC ou mais, com ou sem sintomas de
    gripe e fazer o encaminhamento necessário

  • Fazer rastreamento de contatos do caso suspeito imediatamente, após a identificação do caso

  • A testagem dos estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores deve ser agendada por meio do aplicativo Atende em Casa

  • Gestores devem manter o monitoramento dos estudantes, trabalhadores
  • da educação e colaboradores afastados, até a volta às atividades presenciais