Sintepe declara greve a partir de amanhã Governo afirmou ter tentado um protocolo em conjunto e lembrou que decisões do TJPE garantem retorno das aulas presenciais no Ensino Médio

Publicação: 20/10/2020 03:00

Em assembleia virutal na tarde de ontem, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe),  decidiu pela decretação de greve a partir de meia-noite de amanhã. Já o Governo do Estado afirma que o início do processo de retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual em todo o Estado ocorrerá amanhã.

Segundo Vânia Albuquerque, diretora de comunicação do Sintepe, das 1.471 pessoas presentes na reunião, 92% aprovaram a greve. "Além da greve, o sindicato continuará fazendo a verificação das condições sanitárias das escolas e o debate com o governo estadual sobre o Piso Salarial, a Instrução Normativa nº 7 e o trabalho remoto, dentre outros assuntos", informou o Sintepe, em nota.

Em nota, o Governo do Estado manifestou-se e lembrou que, através das secretarias de Educação e Esportes, além de Administração, tentou manter um diálogo com a categoria, além de enfatizar que a decisão por uma paralisação contraria duas decisões do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

A primeira decisão do desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima determina que não seja iniciada greve e que se abstenha de praticar qualquer ato que embarace, perturbe ou retarde o regular funcionamento dos serviços públicos da rede estadual de educação. A decisão do desembargador José Ivo de Paula Guimarães determina também o retorno das aulas presenciais para os estudantes da rede pública estadual.

No texto, o governo também alega que trabalhou em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores para chegar a um protocolo comum e alega que o retorno às atividades presenciais suspenso vai prejudicar ainda mais os estudantes.

“A continuidade da interrupção das aulas presenciais implicaria em ampliar ainda mais os prejuízos para os estudantes que desejam voltar às escolas, especialmente os concluintes do Ensino Médio”.

Por outro lado, a suspensão das aulas para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental foi prorrogada até o dia 31 deste mês.