Teatro de Santa Isabel reabre portas para visitas Sem espetáculos desde o começo da pandemia, templo das artes cênicas recebe grupos guiados neste domingo. Museus também abrem no fim de semana

Publicação: 21/11/2020 03:00

Neste fim de semana, três espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão de portas abertas, com programação especial e protocolos sanitários reforçados para assegurar diversão sem abrir mão da prevenção contra o coronavírus.

Saudoso de seu público, o Teatro de Santa Isabel convida para uma visita por suas histórias e instalações. Neste domingo serão oferecidos três horários de visitação, às 14h, 15h e 16h, para grupos de, no máximo, 10 pessoas. Os grupos serão formados no dia da visita, por ordem de chegada dos visitantes. Não haverá agendamento prévio. O uso de máscara será obrigatório para acesso ao teatro.

Em 2020, o teatro completou 170 anos de portas fechadas por causa da pandemia. Inaugurado em 18 de maio de 1850, com a apresentação do espetáculo O pajem de Aljubarrota, do escritor português Mendes Leal, que residia em Pernambuco, o espaço leva uma homenagem à Princesa Isabel. A construção foi idealizada pelo militar e político Barão da Boa Vista, que encarregou o projeto a Louis Léger Vauthier. O engenheiro francês optou por não utilizar trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica, algo raro na época.

O teatro chegou a ser destruído por um incêndio em 19 de setembro de 1869. Foi recuperado, redimensionado e reinaugurado em 16 de dezembro de 1876. Somente em 1949, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e depois eleito um dos 14 teatros-monumentos do Brasil. A casa sempre foi utilizada pela Revolução Praieira e abrigou a campanha abolicionista e republicana.

MUSEUS
Primeiro museu público de todo o estado a retomar atividades presenciais, o Paço do Frevo estará funcionando de 11h às 17h no sábado e no domingo. O Paço fica na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos no próprio museu ou pela internet, no site http://www.pacodofrevo.org.br/.

O Mamam também estará aberto neste sábado, das 12h às 16h, mas não abrirá no domingo. A partir desta semana, em função das demandas administrativas e de público, foi alterado o esquema de funcionamento. O museu abrirá de quarta a sábado, das 12h às 16h e não mais de quinta a domingo.

Só é permitido o acesso com máscara. Para reforçar a higiene, o museu firmou uma parceria com a Compesa para instalação de um lavabo no pátio do equipamento. O Mamam fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista.