CRLV 2020 obrigatório para placas 6, 7 e 8 Certificado só será emitido mediante quitação das taxas que compõem o Licenciamento e é preciso agendar atendimento para emissão

Publicação: 01/12/2020 03:00

A partir de hoje os veículos com placas terminando nos números  6, 7 e 8 só poderão circular com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de 2020. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), disponibiliza as guias de pagamento no site, podendo ser pagas nos aplicativos de qualquer instituição bancária. O órgão informa ainda que a entrega do documento será feita de forma agendada. O certificado só será emitido mediante a quitação das taxas que compõem o Licenciamento e é preciso agendar atendimento para emissão do CRLV 2020 no site do Detran-PE. Para as placas terminadas em 9 e 0 o prazo termina no dia 31 deste mês.

Contudo, o Departamento de Trânsito de Pernambuco firmou uma parceria com o Banco do Brasil em que é oferecido um mecanismo que permite realizar o pagamento de forma simplificada através do aplicativo ou dos correspondentes bancários.

O contribuinte que é cliente do BB não precisa entrar no site do Detran para ter acesso ao boleto de pagamento de taxas como IPVA, seguro obrigatório – DPVAT, e multas de trânsito. Todas as informações para pagamento estão disponíveis nos canais do Banco do Brasil. Por isso, o contribuinte pode quitar seu débito através dos terminais de autoatendimento, do aplicativo ou do site do banco.

A funcionalidade só não está disponível nos caixas bancários, pois o foco é o pagamento digital.O processo na internet é simples: quando entrar no sistema bancário, o consumidor só precisa acessar o canal de pagamentos sem código de barras e o campo de taxas do Detran. Informando a placa do carro e o CPF ou o CNPJ do proprietário do veículo, é possível ter acesso ao histórico e às pendências que o automóvel tem com o Detran e efetuar o pagamento. Se algum débito estiver em atraso, o sistema ainda calcula automaticamente a multa que precisa ser acrescida.

DETRAN ITINERANTE
O usuário também vai poder contar com o Detran Itinerante, caminhão que está estacionado nos principais shoppings do Recife, RMR e Caruaru, onde será entregue, por meio de biometria, no sistema drive-thru, o Certificado de Registro e Licenciamento dos Veículos. Esse serviço também é feito por meio de agendamento. A emissão do CRLV só será realizada após quitação de todas as multas vencidas do veículo.
 
MULTAS
As multas não constam no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do Detran-PE, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, o cálculo é feito de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br.

Os acréscimos se baseiam na taxa referencial da Selic para títulos federais acumulada mensalmente. E de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.