Estado destaca investimentos em testagem

Publicação: 02/12/2020 03:00

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que, segundo o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pnad Covid-19 tem caráter de estatística experimental. A SES afirma que, desde o início da pandemia da Covid-19, Pernambuco tem investido fortemente na ampliação da oferta dos exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro por identificar a infecção na sua fase aguda, quando há maior risco de transmissão. Esse trabalho permitiu a ampliação do público prioritário para testagem e o seguimento das etapas do Plano de Convivência.

Atualmente, segundo a SES-PE, o estado ocupa a quinta colocação no país entre os que mais fizeram esse tipo de exame, de acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde. Dos mais de 377 mil exames de RT-PCR realizados, 77% de toda a produção é oriunda da rede pública estadual, enquanto os demais foram feitos na rede privada. Juntando com os testes rápidos e sorológicos, já são mais de 761 mil testes realizados.

Para ampliar a oferta de RT-PCR, o estado inaugurou, em agosto, o novo parque tecnológico da unidade, com maquinário capaz de quadruplicar a capacidade de processamento do local. Além disso, o estado mantém parceria com outros laboratórios, como o da Fiocruz PE e da Univasf/Petrolina, para reforçar a rede SUS. Todo esse esforço possibilitou, desde julho, a testagem para todos os casos com sintomas gripais, independente de graves ou leves, e, desde setembro, os contatos de casos confirmados, mesmo sintomáticos.