Comitê define quem será vacinado logo Com previsão de 360 mil doses para o estado na leva inicial, maiores de 80 anos e profissionais das UTIs estarão entre primeiros imunizados contra a Covid

Publicação: 15/01/2021 03:00

Os primeiros pernambucanos vacinados contra a Covid-19 serão idosos a partir de 80 anos e aqueles a partir dos 60 que estejam em instituições de longa permanência, além de profissionais de saúde que atuam em UTIs de unidade de referência para a pandemia e populações indígenas aldeadas. Esse público mais prioritário será beneficiado pelas cerca de 360 mil doses que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado na semana que vem.

A população que perfaz a primeira fase da campanha também inclui idosos entre 75 e 79 anos e outros segmentos de trabalhadores da saúde, mas como o total de integrantes chega a 670 mil - quase o dobro do volume de doses iniciais previsto - o Comitê Técnico Estadual precisou estabelecer critérios neste primeiro momento.

O Plano de Vacinação foi aprovado ontem pelo grupo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a estratégia seguirá para uma última avaliação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais junto ao estado, na segunda-feira, com o intuito de deliberar as sugestões para finalizar o plano. Ao todo, a campanha de vacinação, que está dividida em quatro fases, beneficiará mais de 2,9 milhões de pernambucanos.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que o plano busca nortear as ações e garantir a segurança das atividades e o acesso a todos aqueles contemplados nos grupos prioritários em todos os municípios pernambucanos. “Nós fizemos uma discussão sobre as sugestões de aprimoramento do nosso plano, alinhamos e pactuamos uma série de decisões. Hoje a gente pode dizer tem o plano operativo pronto, que será submetido à comissão para que possa, a partir da chegada das vacinas, distribuir aos municípios para imunização do primeiro grupo prioritário”, explicou.

O plano operacional também destaca a importância dos gestores municipais pensarem em ações itinerantes, para chegar a determinados públicos e também em centros de vacinação para a Covid-19, centralizando as ações e mantendo as atividades de rotina nas demais unidades. “Estamos aguardando o pronunciamento do Ministério da Saúde quanto ao volume de doses a serem encaminhadas para o estado, visando este primeiro grupo prioritário. Caso recebamos quantitativo inferior ao grupo prioritário, estaremos estabelecendo prioridades até que o ministério entregue todo o quantitativo”, disse a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.