Reforço na segurança de seis terminais Estações Tancredo Neves, Barro, Camaragibe, Cajueiro Seco, Xambá e Igarassu serão incluídas na Operação TI Seguro, da SDS

Publicação: 15/01/2021 03:00

O governo do estado vai ampliar o efetivo de segurança em seis terminais integrados da Região Metropolitana do Recife, como parte da Operação TI Seguro. O primeiro será o Tancredo Neves, na Imbiribeira, que passa a contar, a partir de hoje, com o reforço de uma equipe do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES). Diariamente, aproximadamente 20 mil usuários passam pelo local.

Desde o início do programa, em setembro de 2019, houve redução de 57% nas ocorrências criminais nos terminais contemplados pela iniciativa, segundo o governo. O reforço já estava presente nos terminais de Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira, além de 45 estações de BRT. Com a ampliação, passará a atender Tancredo Neves, Barro, Camaragibe, Cajueiro Seco, Xambá e Igarassu. O número de policiais militares lançados por mês aumentará dos atuais 1,2 mil para 2.502. “Com a expansão desse modelo de policiamento ostensivo feito a pé, em dois turnos nos terminais, esses números tendem a cair e, consequentemente, aumenta a sensação de segurança dos pernambucanos”, declarou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

De acordo com as estatísticas da SDS, em 2019 foram registradas 333 ocorrências dentro dos TIs contemplados pela operação e, em 2020, houve queda para 142 roubos. A ação da SDS é feita por meio de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Polícia Militar e Grande Recife Consórcio Metropolitano, desde setembro de 2019.

O ano de 2020 terminou com um total de 629 roubos a ônibus em Pernambuco. Foi o menor patamar desde 2014, quando houve 524 casos. A redução em comparação com 2019 alcançou 24,85%, já que no ano anterior a Polícia Civil de Pernambuco havia recebido 837 queixas concernentes a esse tipo de crime contra o patrimônio. Em dezembro, aconteceram 39 assaltos a coletivos, -41,79% em relação aos 67 do último mês de 2019.

OBRAS
O Consórcio Grande Recife também iniciou obras nos terminais da Macaxeira, de Xambá, da PE-15 e no Pelópidas Silveira. As intervenções incluem a recuperação das pistas de rolagem dos ônibus, telhados e calhas, requalificação dos banheiros, sistema elétrico e caixa d’água, além do  o conserto e limpeza das galerias. As obras deverão ser entregues em fevereiro.

O governo espera lançar, ainda no primeiro semestre, a licitação para contratação de um parceiro privado, através de concorrência pública, para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação de todos os 26 Terminais Integrados e de 45 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados.

Além da requalificação da infraestrutura dos equipamentos públicos, a concessão inclui aperfeiçoamento dos serviços, como a operação, a segurança e a manutenção. A qualidade desses serviços será aferida mediante indicadores de desempenho, com impacto direto na remuneração da futura contratada.