PARQUE » Zoológico de Dois Irmãos celebra 82 anos

Publicação: 15/01/2021 03:00

O zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, comemorou, ontem, 82 anos de existência da unidade, que é ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE). Na ocasião, a equipe técnica do equipamento preparou um bolo especial para animais, tendo três andares feito com frutas, verduras e legumes, além de entregar guloseimas naturais aos bichos. Atualmente, o zoo abriga cerca de 450 animais, todos fruto de resgate e que não possuem condições de retorno à vida livre.

“Este ano quem ganhou a festa e os presentes foram os animais São 82 anos de cuidados e uma longa relação de educação ambiental com a população”, disse a bióloga do Parque, Fernanda Justino. As comemorações também tiraram da rotina os macacos-prego. Uma caixa de presente cheia dos alimentos preferidos deles foi deixada no recinto. Para o casal de Guaxinins do parque foram deixados saquinhos de lembranças feitos com folhas e recheados de guloseimas naturais. “A atividade faz parte do nosso programa de enriquecimento ambiental, que visa proporcionar bem-estar físico e psíquico aos animais. Incentivamos que eles explorem mais o espaço onde vivem”, afirmou.

História

A iniciativa de preservação da Mata de Dois Irmãos remete ao século 19. Em 1838, o Governo e a Companhia Beberibe passaram a conservar a Mata. Em 1916, o Governo do Estado criou o Horto Florestal de Dois Irmãos com 380 hectares. Em 1987, toda a área de Mata Atlântica passou a ser uma Reserva Ecológica. Já a Lei Estadual 11.622 de 1998 mudou a categoria para Parque Estadual. E, em março de 2014, a área foi triplicada, indo para 1.158,51 hectares.